Heliópolis é o primeiro bairro da América Latina com iluminação LED

Por

O prefeito Fernando Haddad entregou na noite desta quarta-feira (09/12) a nova iluminação pública de Heliópolis, zona sul de São Paulo. O bairro é o primeiro em toda a América Latina a contar com a tecnologia LED nos postes. Por meio do programa “São Paulo Mais Iluminada”, cerca de 1.300 luminárias LED foram instaladas em 224 vias do bairro, percorrendo 24 km de extensão de ruas. A medida beneficia quase 200 mil moradores.

Ao lado do arquiteto Ruy Ohtake, que tem vários projetos no bairro e desenhou o CEU Heliópolis, Haddad vistoriou a nova iluminação. “O LED consome 50% da energia elétrica e ilumina o dobro em comparação com as de vapor de sódio e mercúrio. Com metade do consumo, você ilumina o dobro do que iluminava e a energia elétrica está cara. Estamos dando um exemplo para o mundo de como compatibilizar um programa social, que é a segurança pública primária, com um projeto de sustentabilidade, porque quem economiza energia ajuda o meio ambiente”, afirmou Haddad.

As luminárias LED também tem vida útil maior, pois duram aproximadamente 12 anos, enquanto os outros tipos não passam de cinco anos, em média. O investimento de R$ 3 milhões da Prefeitura em Heliópolis se soma a implantações de LED feitas também nas marginais Tietê e Pinheiros, além da avenida 23 de maio e o entorno da Arena Corinthians, em Itaquera.

“Esse é o primeiro bairro da América Latina que a iluminação das ruas e das vielas é feita com essa tecnologia, que está modernizando a iluminação dentro das casas, mas agora estamos fazendo nas ruas, usando como iluminação pública. Resolvemos fazer essa experiência em Heliópolis, porque as mulheres e as lideranças tinham reivindicado e vocês merecem”, disse o secretário municipal de Serviços, Simão Pedro.