Primeiro bebê de proveta do Brasil comemora 30 anos nesta terça-feira
Nascimento de Anna Paula Caldeira em 1984 simbolice marco científico para o Brasil
Nesta terça-feira (7), Ana Paula Caldeira, primeiro bebê de proveta do Brasil, completou 30 anos. Formada em nutrição, Ana Paula nasceu em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (PR). O nascimento dela marcou a história da medicina brasileira devido ao emprego da fertilização in vitro, onde o óvulo é fecundado em laboratório, técnica inédita no país.
A fertilização in vitro na época era algo ainda muito recente até mesmo no cenário internacional: Ana Paula nasceu apenas seis anos após o primeiro pelo procedimento da história, a inglesa Louise Brown. O recorde de primeira nascida através da técnica, no dia 7 de outubro de 1984 , foi oficializado pelo RankBrasil, responsável por registrar exclusivamente recordes brasileiros.
Anna Paula afirma nunca ter tido problemas quanto à sua origem, apesar do assédio da mídia. Segundo ela, a família sempre tratou o assunto de maneira natural, mostrando reportagens e explicando tranquilamente o processo, o que a fez crescer e levar uma vida normal. A paranaense afirma também entender a importância de seu nascimento para a medicina e para mulheres que não podem ter filhos. “Eu sou apenas um produto, a minha mãe é quem merece todo o reconhecimento pela convicção diante do processo”, conta.
Técnica inovadora e esperança
A mãe de Anna Paula, Ilza Maria Caldeira, já era mãe de cinco filhos de um primeiro casamento, mas após uma complicação na última cesárea não poderia mais engravidar quando se casou pela segunda vez. Então, buscando ser mãe novamente, Ilza Maria resolveu procurar o médico Milton Nakamura, que atuava em pesquisas na área há 13 anos, para se submeter ao procedimento. “Quando minha ginecologista me sugeriu a fertilização eu até brinquei: isto é lá pelo ano de 2000 e eu preciso resolver agora”, lembra.
Quando a menina nasceu, Ilza ficou bastante assustada com a repercussão na mídia, mas viu na situação uma oportunidade de ajudar outras pessoas. Apesar da técnica de fertilização in vitro ter evoluído, ainda existem muitos que não conseguem engravidar. Para Ilza, o segredo do sucesso está em ter persistência e fé em Deus.
*Do programa de estágio do JB
