Estudo revela que 10 milhões de pessoas sofrem de artrose no Brasil 

Por

Dores nas articulações pode ser artrose. De acordo com um estudo publicado no livro Cenário Atual & Tendências da Osteoartrite no Brasil, 10 milhões de pessoas sofrem com a doença no país, que fica logo atrás dos Estados Unidos, com o maior índice mundial. Esse número pode aumentar para 12,3 milhões até 2015.

Ainda assim, estima-se que apenas 42% dos brasileiros sabem que têm a doença. "Tem muitos pacientes com osteoartrite, porém inúmeros não identificados. Avaliando as radiografias na medida em que as pessoas vão envelhecendo podemos notar que praticamente 80% delas apresentam a doença em algumas das articulações, mas nem sempre elas se manifestam", explica Pérola Grinberg Plapler, uma das coordenadoras da pesquisa.

A artrose começa com uma fissura e ulceração na cartilagem, o que causa amolecimento e diminui o espaço das articulações. A doença se manifesta mais cedo nos homens, principalmente nos joelhos antes dos 60 anos e no quadril após essa idade. Nas mulheres, os índices aceleram após a menopausa.

O estudo foi feito por Ibsen Coimbra, professor do Departamento de Clínica Médica da Unicamp na área de Reumatologia; Márcia Ushôa de Rezende, mestre em Ortopedia e Traumatologia pela FMUSP; e Pérola Grinberg Plapler, mestre em medicina pela USP.