Mudança climática é tema de discussão para Campanha da Fraternidade 2011

Por Paula Laboissière

BRASÍLIA - A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança nesta quarta-feira a Campanha da Fraternidade 2011. Este ano, o tema é 'Fraternidade e a Vida no Planeta'. O objetivo é contribuir para a conscientização sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas.

A expectativa, de acordo com a CNBB, é motivar as pessoas a participar de debates e de ações que visam a enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.

Realizada em todas as dioceses do Brasil, a Campanha da Fraternidade foi criada em 1964. Este é o quarto tema relacionado à preservação do meio ambiente – em 1979, o tema foi 'Preserve o Que É de Todos'; em 2004, 'Água, Fonte de Vida'; e, em 2007, 'Vida e Missão Neste Chão'.

O lançamento da campanha deste ano será feito pelo secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, às 14h30, na sede do órgão, em Brasília. Será apresentada ainda uma mensagem do papa Bento 16, enviada exclusivamente para a campanha.