Freira é expulsa de convento por ter 600 amigos no Facebook

Por

 

Uma freira espanhola, em clausura há mais de 35 anos, foi convidada a se retirar do convento por usar o Facebook. A "irmã internet", como ficou conhecida, tem cerca de 600 amigos na rede.

O site The Register conta que o convento de Santa Domingo el Real, na região de Toledo, na Espanha, adquiriu um computador há dez anos para que as freiras pudessem realizar transações bancárias e compras.

Irmã Maria Jesús Galán, 54 anos, chegou a ser premiada por seu trabalho de digitalização de arquivos e obras raras da bibilioteca do convento. Entusiasmada, ela criou um perfil no Facebook e rapidamente conseguiu mais de 600 amigos.

Mas a popularidade não agradou às companheiras o que tornou a vida de Maria Jesús impossível. Ela afirma que sua vocação estava mais forte do que nunca, mas que as outras freiras não entendiam isso.

A Ordem Dominicana não se pronunciou sobre o assunto e o Arcebispo de Toledo afirmou se tratar de uma "questão interna". Mesmo assim, o The Register lembra que há algumas semanas o Papa Bento XVI alertou as pessoas para que não banalizem a mensagem cristã em redes sociais apenas para conseguir mais amigos.

Agora, depois de mais de três décadas enclausurada, Maria está vivendo novamente com sua mãe, e afirma ter vontade de visitar Londres e Nova York. No perfil da Irmã Maria podem ser vistas diversas mensagens apoiando a freira. Além disso, quase oito mil usuários do Facebook deram "like" em sua página, ou seja, afirmaram gostar de Maria Jesús.