iPad, mistura de iPhone e notebook
Jornal do Brasil
DA REDAÇÃO - O presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, apresentou quarta-feira um novo equipamento, uma mistura de iPhone e laptop denominada iPad. O aparelho, uma uma espécie de prancheta digital era esperado por usuários e especialistas. O objetivo da empresa com o novo produto é ganhar mercado com uma nova categoria de aparelho sem fio para navegação pela internet, games, vídeos e todos os tipos de mídia digitais.
O iPad é o maior lançamento da Apple desde o iPhone, que chegou ao mercado há três anos. O tablet é uma prancheta eletrônica maior que um smartphone e menor que um netbook. Parace um super iPhone, na verdade. A versão mais simples custará US$ 499.
Ele possui visor sensível ao toque e interface similar ao iPhone. Tem teclado virtual, conexão WiFi e 3G. A intenção é que ele sirva de plataforma para distribuição de conteúdos acessados por meio de mídias tradicionais, como jornais, TV e revistas.
O tablet da Apple usa o sistema operacional iPhone OS. O Safari, navegador dos computadores Apple, foi adaptado para o iPad e será o browser padrão do aparelho. A máquina tem espessura de 1,5 centímetro, pesa cerca de 700 gramas e possui memórias de 16GB, 32GB e 64GB. O chip de 1 GHz foi desenvolvido pela própria empresa e sua tela sensível ao toque tem 24 centímetros.
O iPad tem capacidade para acessar a internet, reproduzir vídeos e músicas, receber e escrever e-mails, entre outras funções, como ler livros. O iPad também será capaz de acessar as lojas do iTunes, que vendem músicas para download.
Queremos iniciar 2010 com a apresentação de um produto realmente mágico e revolucionário afirmou o presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, no início da apresentação do iPad, realizada no Yerba Buena Center for the Arts, em São Francisco, que teve a fachada pintada com uma maçã, o logotipo da Apple, sobre um fundo multicolorido.
Jobs, que voltou ao comando da Apple no final do ano passado após um transplante de fígado, está apostando que sua empresa terá sucesso em conquistar consumidores para seu tablet e competir com máquinas como o e-book Kindle.
O iPad é muito mais amigável que um laptop e com muito mais capacidade que um smartphone disse Steve Jobs, no aguardado lançamento.
