Temporão diz que não vai liberar Tamiflu em farmácias

Por

Portal Terra

RIO - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou nesta segunda-feira no Rio de Janeiro que o governo vai manter a posição de não liberar a venda de Tamiflu em farmácias. Segundo o ministro, a medida seria uma irresponsabilidade. O medicamento é indicado para combater casos de gripe suína. - Eu sustento a posição do governo de que se fosse liberada a venda nas farmácias teremos alto consumo, consumo desnecessário e seria ruim, e uma irresponsabilidade -disse o ministro.

Temporão garantiu que o estoque de Tamiflu é totalmente adequado às necessidades de atendimento e enfatizou que, no caso das escolas, crianças e professores só devem permanecer em casa se apresentarem sintomas da doença.

O secretário estadual da Saúde, Sérgio Côrtes, afirmou que o governo está estudando, com auxílio de especialistas, qual é a melhor maneira de lidar com pacientes grávidas. - Ninguém sabe ainda porque o sistema imunológico das grávidas está mais frágil que os demais mortos - disse o secretário.

- O Tamiflu não resolve todos os problemas da gripe suína, não há comprovação científica que o uso de Tamiflu reduz os óbitos. O que eu acho é que, como nas grávidas está acontecendo essa situação, estamos recomendando uso de antiviral, apesar dos efeitos colaterais que ainda não conhecemos - disse.