Dose altas de amoxicilina é mais eficaz contra otite em crianças

Por

Agência Notisa

RIO - Dose alta do antibiótico amoxicilina, prescrito por médicos, se comparada com dose baixa parece ser mais eficaz em otite média nas crianças. A descoberta está publicada na edição de maio dos Archives of Otolaryngology e tem como base pesquisa feita com 50 crianças acometidas do problema otológico. De acordo com os autores, Brook e Gober, no estudo, metade dos pacientes recebeu dose baixa de amoxicilina (grupo 1 45mg/kg/dia) e a outra metade, dose alta (grupo 2 90 mg/kg/dia).

Os médicos explicam no texto que "antes da terapia, foram isolados os patógenos potenciais (Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae, Moraxella catarrhalis e Staphylococcus aureus) a partir da nasofaringe de 15 crianças no grupo 1 (60%) e de 13 no grupo do 2 (52%)". Estas bactérias são chamadas de organismos interferentes e contribuem para a não melhora objetiva do quadro.

Segundo os pesquisadores, foi observada maior taxa de erradicação do organismos interferentes após terapia no grupo que usou a maior dose de amoxicilina.

"Estes organismos incluíram Streptococcus -hemolítico e espécies de Peptostreptococcus e Prevotella", dizem os autores. E concluem: "Estas mudanças talvez contribuam para uma maior taxa de recuperação dos pacientes infectados com S aureus que receberam uma alta dose de amoxicilina".