Amazon lança o Kindle DX, com tela maior

Por

JB Online

NOVA YORK - Já está em pré-venda nos Estados Unidos, por US$ 489, o novo leitor de publicações em formatos digitais da Amazon, o Kindle DX. O aparelho, lançado nesta quarta-feira, tem leitor de PDFs, uma tela duas vezes maior que o anterior, display autorotativo - como o do iPhone - e capacidade de 3,3 GB, suficiente para armazenar até 3.500. O Kindle DX custa US$ 489.

Você nunca precisa dar um zoom, você nunca precisa aproximar, você não precisa rolar. Basta ler disse o CEO da Amazon, Jeff Bezos, ao apresentar o DX como uma alternativa aos dispositivos portáteis de leitura especialmente pela tela.

O alvo da Amazon com o Kindle DX são os estudantes. Há acordos com editoras de livros didáticos e cinco universidades americanas vão passar a usar o gadget em sala de aula: Arizona State University, Case Western Reserve, Princeton, Reed e a University of Virginia's Darden School of Business.

Com a tela de mais de 9,7 polegadas, a experiência de leitura aproxima-se também mais de publicações impressas como jornal e revista. Por isso, os jornais New York Times, Boston Globe e San Francisco Chronicle oferecerão preços reduzidos de assinaturas no Kindle DX.

Sabíamos que um dia o e-reader ofereceria a mesma experiência que os jornais. O Kindle é um exemplo de como estamos utilizando todos os meios para atender á demanda de nossos leitores declarou o diretor do NYT, Arthur Sulzberger Jr.

Para Sulzberger, o Kindle pode ser uma oportunidade de levar o conteúdo do jornal onde ele não chega em sua versão impressa.

Nas demonstrações do aparelho, Bezos apresentou documentos no formato PDF, partituras, esboços de desenhos, jornais, revistas, livros de biologia com o esboço do corpo humano.

O DX mantém configurações da versão 2.0 do Kindle, como velocidade no download de publicações (60 segundos) e conectividade 3G.

Um dos motes apresentados é a possibilidade de uma "sociedade sem impressões", com o conteúdo produzido e veiculado totalmente em meio digital, mas com a mesma praticidade e conforto do papel. Para Bezos, um Kindle maior permitirá a redução significativa de muitas impressões:

A maioria dos documentos que lemos têm entre 8,5 e 11 polegadas. Por isso estou empolgado em apresentar o Kindle DX.

Quem comprar o gadget agora o receberá em meados do ano, promete o site da Amazon.