Pomada previne herpes genital

Por

Jornal do Brasil

RIO - Um novo medicamento pode ajudar a prevenir a contaminação de herpes genital por uma semana, após uma única aplicação. Além disso, o creme teria o poder de diminuir o avanço do vírus da herpes no organismo, sugere um estudo.

O creme, desenvolvido pela Alnylam Pharmaceuticals Inc, protege contra a Herpes Simplex 2 (HSV-2), vírus que causa a herpes genital, informou a coordenadora da pesquisa Deborah Palliser, da Harvard Medical School, em Boston, e do Albert Einstein College of Medicine, em Nova York.

Um microbicida vaginal capaz de proteger o corpo contra a transmissão do HSV-2 pode contribuir significativamente para o controle das doenças sexualmente transmissíveis , escreveu a equipe de Palliser na publicação Cell Host & Microbe.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 536 milhões de pessoas em todo o mundo sejam portadoras de herpes genital, um doloroso e incurável vírus altamente infeccioso que pode causar a morte em recém-nascidos.

O vírus da herpes vai direto para as células nervosas, por onde permanece latente durante toda a vida do indivíduo, causando crises periódicas. O aciclovir e drogas similares podem suspender os sintomas, mas não previnem a infecção. A nova droga atua no gene nectin-1. Em estudos, foi provado que ratos geneticamente modificados para não ter este gene eram menos propensos a desenvolver a doença.

Para os pesquisadores, o mesmo princípio deste medicamento pode ser testado na prevenção de outras doenças, como a Aids.