Vick Vaporub causa estresse respiratório

Por

Jornal do Brasil

RIO - O Vick Vaporub, remédio comum para resfriado, pode causar estresse respiratório em crianças com menos de dois anos de idade quando aplicado de forma inadequada diretamente abaixo do nariz, sugeriram pesquisadores.

Eles disseram que esta maneira de usar o produto da Procter & Gamble pode causar nas pequenas vias respiratórias das crianças um inchaço, repleto de muco, que provocaria uma série de problemas respiratórios.

A única contra-indicação que vimos é em crianças pequenas, quando o produto é colocado abaixo do nariz diz Bruce Rubin, da Escola de Medicina da Universidade Wake Forest, na Carolina do Norte.

Rubim acrescentou que os componentes do Vick podem ser irritantes, levando o corpo a produzir mais muco para proteger a via respiratória. E uma vez que bebês e crianças têm vias respiratórias muito mais estreitas que a dos adultos, qualquer aumento do muco ou inchaço pode estreita-las seriamente.

A empresa está certa de que o produto nunca deve ser aplicado abaixo do nariz ou no nariz de ninguém, e também não deve ser usado em crianças com menos de dois anos afirmou Rubin, cujo estudo aparece na revista Chest.

Embora os pesquisadores só tenham testado o produto Vick, Rubin disse que produtos similar, incluindo a versão genérica, pode causar o mesmo efeito negativo em bebês e crianças.

Rubin e seus colegas começam a pesquisar o medicamento depois do tratamento de uma menina de 18 meses que desenvolveu um estresse respiratório depois que a pomada foi colocada abaixo do seu nariz.

Eles estudaram um furão, que têm uma anatomia de via respiratória similar a dos humanos. Nos animais com infecção no peito, o produto aumentou a secreção de muco e diminuiu a habilidade do animal para eliminá-lo.

David Bernens, porta-voz da P&G, disse que a descoberta é uma surpresa:

O Vick foi provado seguro e efetivo em vários testes clínicos. Está no mercado há mais de 100 anos justificou Bernens, observando que o rótulo informa que o produto não deve ser usado em crianças menores de dois anos, sem orientação médica, e não abaixo do nariz.