Vírus ataca salmão criado no Chile
Alexei Barrionuevo, Jornal do Brasil
RIO - Com um vírus mortal ameaçando as criações de peixes, o Chile adotou medidas para melhorar as condições sanitárias da indústria de salmão e reduzir os níveis de antibióticos usados para tratar os peixes.
O Chile é o principal exportador do salmão consumido no Brasil e também exporta mais salmão para os Estados Unidos do que para qualquer outro país exceto o Japão mas atraiu críticas ferrenhas de ambientalistas e outros especialistas nos últimos meses quando um vírus matou milhões de peixes.
A anemia infecciosa do salmão (ISA na sigla em inglês) continua se espalhando, e mostra como as condições dos criadouros de peixes do Chile e outras questões sanitárias estão gerando uma série de doenças causadas por fungos e bactérias.
Os ambientalistas e profissionais do setor aplaudiram os esforços do governo chileno, anunciados na semana passada para limpar a indústria e reduzir o uso do antibiótico.
Hugo Lavados, ministro da Economia do Chile, disse que, depois de quase quatro meses de estudos, um painel governamental identificou medidas para melhorar as condições em cercados abarrotados de salmões e fornecer maior proteção contra doenças de alto risco nos ovos dos peixes.
Também destacou que o uso intensivo de antibióticos, apesar de legal no Chile, precisa mudar e que um plano específico para reduzir os níveis seria concluído em dezembro.
Este é um passo na direção certa, opina Felipe Cabello, professor do Departamento de Microbiologia e Imunologia da Faculdade de Medicina de Nova York, que estudou a indústria pesqueira do Chile.
Segundo Cabello, os produtores de salmões chilenos estão usando de 70 a 300 vezes mais antibióticos para produzir uma tonelada de salmão do que os produtores da Noruega. Ele foi criticado várias vezes pela indústria de salmão do Chile por fazer essas observações.
Resistência
Alex Munoz, vice-presidente para América do Sul do Oceanos, grupo que quer proteger ambientes marinhos, disse que o mau uso de antibióticos nos cercados de salmão ameaça os mares do Chile e o acesso ao mercado de frutos do mar dos EUA. Segundo o executivo, o uso incorreto de antibióticos poderia aumentar a resistência às bactérias.
Estamos felizes de ver o governo chileno agir alegra-se.
