Truques de mágica ajudam a entender a mente
Portal Terra
LOS ANGELES - Mágicos estão muito à frente dos cientistas quando se trata de compreender algumas das peculiaridades da percepção humana.
Um estudo, publicado na última edição do jornal Trends in Cognitive Sciences (Tendências em ciências cognitivas), nos mostra como elementos da cognição humana - como a consciência e a percepção - poderiam ser explicados pelo sucesso de algumas técnicas utilizadas por mágicos.
Truques de fazer com que objetos desapareçam, por exemplo, contam com a idéia de que só estamos conscientes de uma pequena parte do que está no nosso campo visual.
- Apesar de que algumas tentativas foram feitas no passado para desenhar ligações entre magia e cognição humana, o conhecimento obtido por mágicos tem sido largamente ignorado pela psicologia moderna - disse o pesquisador Ronald Rensink, especializado em visão e cognição na University of British Columbia, no Canadá, segundo publicação da Live Science.
Ver é crer?
No estudo, os pesquisadores voltaram suas atenções para algumas das principais técnicas da clássica 'caixa mágica', uma caixa de objetos que os mágicos utilizam em seus truques.
Um dos experimentos mais reveladores destacou que existe uma desconexão entre o que as pessoas vêem com os seus olhos e no que as suas mentes estão concentradas.
Os pesquisadores realizaram o estudo com 46 pessoas. Enquanto os participantes da pesquisa assistiam a um vídeo com a performance de um mágico, os cientistas mediam os movimentos oculares de cada um deles. Na mágica, um cigarro e um isqueiro desapareciam nas mãos do mágico (ele os deixava cair sobre seu colo).
Cerca de 50% dos participantes pediam para que o mágico repetisse o truque para que eles pudessem flagrar o objeto 'desaparecendo'.
- O que as pessoas realmente viram não estava relacionado com o lugar para onde elas estavam olhando - disse Kuhn.
- Vários participantes que estavam olhando para os objetos que o mágico deixou cair, não conseguiram ver como isso foi feito.
Isso se explica porque, mesmo que os olhos estivessem focados sobre os objetos, a atenção estava em outro local.
Nos truques, os mágicos utilizam o chamado 'misdirection', que são técnicas para desviar a atenção do objeto da mágica.
Pode ser uma careta, uma brincadeira, um objeto maior ou qualquer outra coisa que chame mais a atenção do que o componente do truque.
Há séculos os mágicos usam essa fórmula para fazer com que cachecóis ou animais apareceçam fora do lugar de origem ou 'ajudem' outros objetos a desaparecer.
Mas foi só nas últimas duas décadas que os cientistas descobriram que apenas uma pequena parte da informação que entra através da visão - a parte que tem o foco de atenção - entra na consciência.
Mais truques mentais
Ilusões óticas dependem do fato de que nós podemos "ver o futuro". Segundo os pesquisadores, quando vemos um truque mágico, por exemplo, a luz atinge os objetos a partir de nossas retinas cerca de um décimo de segundo antes que o cérebro converta o sinal em uma percepção visual. Para compensar o atraso neural, aprendemos a prever o desfecho dos acontecimentos.
Estas previsões deixam-nos vulneráveis ao engano, dizem os pesquisadores. A ilusão de uma bola desaparecendo, por exemplo, indica que essa antecipação se apega ao fato que vemos, enquanto as nossas mentes preenchem os espaços em branco.
Quando o 'truque da bola' foi realizado na pesquisa, o mágico jogou uma bola vermelha para o ar duas vezes e na terceira vez, ao invés de jogá-la, ele a escondeu. No entanto, os participantes do estudo afirmaram que viram o mágico lançar a bola ao ar três vezes antes que ela 'desaparecesse'.
Existe também o truque no qual a pessoa escolhe uma carta de um baralho. E então, o mágico adivinha qual foi a selecionada. Segundo os cientistas, esta 'mágica' é na verdade um truque mental, onde o mágico controla qual carta vai ser escolhida, digamos, pondo a pessoa sob estresse para que ela aja rapidamente. E a pessoa acaba por escolher a carta que o mágico destacou de forma quase imperceptível para chamar mais a atenção.
Os pesquisadores dizem que as técnicas dos mágicos poderiam ser utilizadas pelos cientistas especializados em cognição para testar diversas teorias.
- Mágicos têm usado esses princípios psicológicos para manipular a nossa percepção há séculos - afirma Kuhn na pesquisa.
As ciências cognitivas, pesquisam particularmente a atenção e a interação entre a atenção e a tomada de consciência. Para a ciência este é um assunto relativamente novo, mas para os mágicos é um velho conhecido, diz o pesquisador.
