Japão critica plano de Bush contra mudança climática

Por

Agência EFE

TÓQUIO - O ministro do Meio Ambiente japonês, Ichiro Kamoshita, disse nesta sexta-feira que o plano de luta contra a mudança climática apresentado nesta terça-feira pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, 'está muito aquém das expectativas' do Japão. "Francamente, quero que os EUA enfrentem a questão do aquecimento global de uma maneira mais ativa', disse Kamoshita, segundo a agência 'Kyodo'.

- Simplesmente queremos que os EUA queiram mais - acrescentou o ministro do Japão, país que este ano preside o G8.

Bush apresentou nesta terça-feira uma estratégia para fazer frente ao aquecimento global que prevê a redução dos gases causadores do efeito estufa para 2025. Kamoshita, no entanto, disse que Washington pelo menos deu um passo positivo na luta contra a mudança climática. O Japão propôs uma iniciativa que pretende reduzir pela metade a emissão mundial de gases do efeito estufa para 2050, mas não estabeleceu metas nacionais concretas.

Esta é a primeira vez que os EUA estabelecem uma data para a redução de emissões de gases poluentes, mas seu plano não inclui nenhum ano base de comparação, por isso não se pode quantificar a porcentagem exata do corte. O plano dos EUA, que não ratificaram o Protocolo de Kioto em 1997, também está aquém das expectativas da União Européia (UE), que para 2020 planeja reduzir as emissões em 20%, em comparação com os níveis registrados em 1990.

Sobre o impacto do plano de Bush na próxima cúpula do G8, que será realizada em julho na ilha de Hokkaido (norte do Japão), Kamoshita expressou sua decepção com o projeto.

- Se vamos construir um consenso entre todos os países do G8, acho que deveríamos apresentar um objetivo mais ambicioso - disse o ministro japonês.

Os países que fazem parte do G8 são Japão, Estados Unidos, Canadá, Itália, França, Reino Unido, Alemanha e Rússia.