Carnaval tem programação variada nos espaços culturais da SEC

Por

Até 13 de fevereiro, as bibliotecas parque do estado oferecem uma programação especial de Carnaval, com oficinas, rodas de leitura e outras atividades em torno do tema.

Na Biblioteca Parque Estadual (BPE), oficinas de adereços e máscaras acontecem todos os dias, até 12 de fevereiro, para todas as idades. No sábado, 07de fevereiro, a BPE convida os frequentadores a circular fantasiados por seus espaços, e a participar de uma troca de livros.  

Já a Biblioteca Parque da Rocinha (BPR) oferece, a partir do dia 10 de fevereiro, três dias de oficinas de materiais recicláveis, onde será possível criar, além de fantasias e máscaras, instrumentos e estandartes.

Enquanto isso, no dia 12 a Biblioteca Parque de Niterói (BPN) recebe a garotada para seu baile infantil, inspirado no tema "fábula".    

Para o dia 13 estão programadas rodas de leitura sobre Carnaval e haverá também um desfile de bloco na BPR e no seu entorno. No mesmo dia, a Biblioteca Parque de Manguinhos (BPM) oferece uma oficina de construção de máscaras e fantasias para crianças.

Ainda no dia 12, das 15h às 17h, o Museu do Ingá, em Niterói, realizará em seus jardins o "Gritinho de Carnaval", com batalha de confete, marchinha e pipoca para a garotada. 

Veja aqui a programação detalhada com datas e horários. Todos os eventos são gratuitos.

BPE - Máscaras e Adereços Maravilhosos

Criação de adereços e máscaras de Carnaval, a partir de um sorteio de personagens fantásticos e maravilhosos. Dias 5, 7, 8, 10 e 12/02

15h (sábados e domingos), 11h e 15h (de terça a quinta) | Biblioteca Infantil | Classificação indicativa: livre.

Fantasia no Corpo - Feira de Trocas de Livros

Um dia de fantasia na Biblioteca. Crianças, jovens e adultos vestem fantasias e mudam a atmosfera do lugar. Haverá troca de livros, traga os seus! 

24/01 e 7/02 | das 10h às 12h | Café Literário | Classificação indicativa: livre.

BPN - Confabulando no carnaval

Baile Infantil de Carnaval abordando o tema Fábula, com presença de banda.

12 de fevereiro, às 16h

Classificação indicativa: livre

Local: Biblioteca Infantil

BPR - Histórias do Tio Barnabé.

Rodas de leituras mediadas pelo personagem de Monteiro Lobato, nas quais serão apresentadas histórias da Literatura Fantástica do Brasil. No dia 13/02, o Tio Barnabé vai contar histórias e "causos" em homenagem à semana do Carnaval. São contos sobre o Carnaval e sobre como ele surgiu, originários dos livros Toquinho e o ensaio da bateria e Toquinho e a história do Samba

Bloco Ambiental 

Oficinas com materiais recicláveis

dia 10 - Oficina de Fantasias e Máscaras

dia 11 - Oficina de Instrumentos

dia 12 - Oficina de Estandartes

dia 13 - Desfile do bloco na BPR e no seu entorno

BPM

Oficina de construção de máscaras e fantasias com as crianças. Na biblioteca infantil, no dia 13/02, a partir das 14h.

Museu do Ingá

Ainda como programação especial de Carnaval da SEC, o Museu do Ingá, em Niterói, realizará no dia 12, das 15h às 17h em seus jardins, o "Gritinho de Carnaval do Ingá", com batalha de confete, marchinha e pipoca para a garotada.