Bienal do Livro proporciona descontos em livros para concursos
JB Online
RIO - A grande procura por livros voltados para o setor durante a bienal é justificada pela expansão do mercado de concursos públicos, que anualmente movimenta mais de 300 mil vagas, com salários em torno de R$3 mil para nível médio e até superiores a R$10 mil para nível superior. O interesse pelo ingresso em um órgão público multiplicou-se na mesma proporção que a dificuldade de conquistar bons empregos na iniciativa privada. O serviço transformou-se no sonho de milhões de brasileiros nos últimos anos , avalia Fábio Gonçalves.
A Academia do Concurso Público está oferecendo 15% de desconto nos livros da editora Academia durante a Bienal do Livro, mas, no domingo, último dia do evento, quem passar pelo stand da instituição poderá se inscrever para concorrer a bolsas de estudos integrais. Estamos comemorando o crescimento do segmento de concursos públicos e o consequente aquecimento do mercado de livros direcionados a esse público específico com essa promoção , explica Fábio Gonçalves, diretor da ACP.
O país tem hoje cerca de sete milhões de servidores, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). Há uma média de 3% a 5% de servidores se aposentando todos os anos. O percentual implica na reposição média anual de 300 mil vagas. São profissionais como professores, médicos, policiais, cujas vagas precisam de reposição. Isso sem falar nos profissionais da área fiscal, porque são os fiscais que aumentam a arrecadação do país , disse Fábio Gonçalves.
A orientadora Lia Salgado, autora do livro Como vencer a maratona dos concursos públicos , lembra que as editoras especializadas em concursos tornam-se, a cada dia mais, uma importante referência para quem deseja conquistar uma vaga de servidor público . Isto porque existe o cuidado de abordar os conteúdos de maneira objetiva e de forma que sejam compreendidos mesmo por quem nunca viu aquela matéria e, além disso, há uma preocupação permanente com a atualização das informações e com o que vem sendo cobrado pelas bancas examinadoras , completou.
Concurso público é, hoje, assunto de interesse nacional. A possibilidade de conquistar um emprego bem remunerado e seguro, pelos próprios méritos, sem discriminações de qualquer espécie deve ser amplamente veiculada porque está ao alcance de todos. Neste sentido, a Bienal é um excelente local de divulgação, em função da circulação de um grande número de pessoas, de idades variadas e que talvez nunca tenham pensado nessa oportunidade para suas vidas. É conquistar estabilidade e segurança, além de boa remuneração, pelo esforço pessoal, sem qualquer discriminação de sexo, idade, classe social , concluiu Lia Salgado.
