FIA é pressionada para esclarecer regra de chicane
Portal Terra
SÃO PAULO - A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) foi questionada pelos pilotos da Fórmula 1 para encontrar uma solução para os problemas causados pela chicane na polêmica ultrapassagem do inglês Lewis Hamilton no Grande Prêmio da Bélgica, no último dia 7 de setembro.
Na ocasião, o piloto da McLaren acabou perdendo a vitória após os árbitros considerarem irregular sua ultrapassagem sobre o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari. Hamilton apelou para a Corte da FIA, que reiterou a decisão anterior.
Pedro de La Rosa, piloto de testes da McLaren e presidente da Associação dos Pilotos (GPDA, sigla em inglês), acha que a FIA precisa encontrar uma melhor opção para punir competidores que usem a chicane para ultrapassagens, em vez da atual 'devolução' de posição.
- O fundamental é que exista a necessidade de se encontrar uma melhor solução, que deixe todo mundo feliz. Estamos falando com a FIA e eles estão à procura de uma boa solução - destacou De La Rosa, à revista Autosport.
Para o espanhol, é necessário aperfeiçoar a chicane para não só evitar a passagem de pilotos sobre ela, como para aumentar a proteção. Mas o modelo atual agrada. - Temos o melhor compromisso e por isso não achamos que necessariamente ela tem de deixar de ser asfaltada (a chicane). O piloto poderia ser mais penalizado se usassem saibro ou grama - opinou.
Segundo De La Rosa, é uma questão de segurança. - Não são todos os pisos que são positivos e a segurança tem de vir em primeiro lugar. Estamos muito felizes com o asfalto, é um passo enorme à frente, mas você não pode ter todos os aspectos positivos - disse.
A própria FIA levantou a possibilidade de mudar o calçamento da chicane para evitar seu uso pelos pilotos, mas a repercussão foi negativa. A GPDA mostra que é contra a mudança do asfalto. - Cabe à FIA encontrar um bom tempo para perda do motorista que usa a chicane, não a GPDA - concluiu.
