Escultura gigante feita em homenagem ao Pan é atração no Rio
Bruno Pontes, Agência JB
RIO - Uma escultura de 15 metros e cinco toneladas chama a atenção de quem passa próximo à Vila Pan-Americana no final desta semana.
O monumento criado pelo artista plástico Roberto Kenji Fukuda, é formado por um globo terrestre sustentado por atletas que representam modalidades da competição.
A obra de arte pode ser vista na Avenida Abelardo Bueno, zona oeste do Rio, próximo também ao local que serve de concentração para os atletas.
Além da iluminação especial feita por Peter Gasper, e do globo terrestre com o mapa do continente americano em ambos os lados, demarcando a parte do planeta aonde acontece a competição, atletas que representam as modalidades esportivas do basquete, velocismo e tênis foram esculpidos como se sustentassem o globo.
Segundo o artista, o gigantesco globo que foi confeccionado em resinas de poliéster e poliuretano expandido, teve a colaboração de quinze pessoas e uma metalúrgica em seu processo de criação que durou cinco meses.
Ao explicar a obra, Roberto Kenji Fukuda afirma que economizou nas formas abstratas e fez prevalecer às figurativas, com o intuito de tornar a obra acessível ao maior número de pessoas.
A intenção do artista em aumentar o impacto visual da escultura, já foi percebido por pedestres que passam pelo local, como o fotógrafo Daniel Dantas que elogiou a novidade.
- É realmente muito grande e chama a atenção de quem passa por aqui. Acho que esta é uma homenagem à altura da nossa cidade, literalmente - comentou Daniel.
Segundo o prefeito do Rio, César Maia, que também passou pelo local e parou para admirar a mais nova atração dos jogos pan-americanos, o monumento 'simboliza a identidade internacional da cidade e representa um legado material e afetivo'.
