Wall Street e automotivas puxam alta em Tóquio
O índice Nikkei 225 subiu 0,46%, para 17.932,27 pontos, recuperando as perdas dos últimos dias, quando atingiu a quarta maior baixa em mais de três meses. Já o indicador Topix, que reúne todos os valores da primeira sessão, avançou 0,57%, para 1.751,12 pontos.
Destaque no pregão para as companhias automotivas, beneficiadas pelas elevações promovidas pelo Goldman Sachs nos preços das ações de quatro companhias do setor. Os papéis da Yokohama Rubber, terceira maior fabricante de pneus do Japão, dispararam 7,13% e os da Toyo Tire Rubber avançaram 6,2%.
Já os títulos da Sumitomo Rubber Industries aumentaram 5,4% e os da Bridgestone, maior fabricante de pneus do Japão, apresentaram ganho de 2,95%, após a companhia informar um avanço de 18% na sua previsão de lucro.
Entre as montadoras, a desvalorização do iene frente ao dólar favoreceu as ações da Honda e da Nissan, que aumentaram 2,08% e 1,40%, respectivamente. Em relação a Toyota, maior fabricante de veículos do mundo, os papéis da montadora subiram 0,93% também beneficiados pela elevação dos preços de suas ações e pelo otimismo em relação a economia dos Estados Unidos.
