Mantega declara que, "Fundo não fez a lição de casa"

Por

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, ressaltou que o Fundo Monetário Internacional (FMI) "perdeu um pouco da moral", já que "não fez a lição de casa" e vive atualmente um "desequilíbrio financeiro".

A declaração foi feita em Washington, local em que Mantega participa da Reunião de Primavera do FMI e do Banco Mundial.

Em seu discurso, o ministro ressaltou que o desequilibro nas contas foi causado pelo falta de ajuste fiscal e não redução de custos.

Mantega acrescentou que a instituição ainda deverá "vender ouro e reservas" para reequilibrar as contas. Além disso, o ministro aconselhou os representantes do FMI a não cobrarem pelos serviços de assistência técnica.

Em relação às reformas no fundo, Mantega diz não estar satisfeito com o debate sobre a ampliação de quotas para os países em desenvolvimento. Segundo o ministro, 'houve poucos avanços nos temas discutidos'.

O Brasil é uma das nações latino-americanas que solicitam mais investimentos para os países em desenvolvimento.