Cannes dá partida a sua 75ª edição nesta terça feira
"Deus e o diabo na terra do sol", de Glauber Rocha, será exibido em cópia restaurada na Mostra Cannes Classics
O Festival de Cannes, um dos eventos cinematográficos mais importantes do mundo, será realizado no formato presencial de 17 a 28 de maio.
E como disse Thierry Fremaux, diretor-geral do evento, quando do anúncio da programação, “esta edição volta a acontecer normalmente, depois de dois anos de restrições provocadas pela pandemia de covid-19”.
“Coupez”, comédia do diretor francês Michel Hazanavicius, é o filme de abertura e será exibido fora de competição. O longa, protagonizado por Romain Duris, segue uma pequena equipe que está fazendo uma ficção de baixo orçamento sobre zumbis, quando é atacada por mortos-vivos reais.
Originalmente o título do filme era “Z”, em homenagem aos filmes do gênero zumbi. Mas, conforme explicou Hazanavicius, o título precisou ser mudado porque a letra Z assumiu um significado diferente com a guerra contra a Ucrânia. Ela é considerada símbolo de apoio à invasão russa, principalmente por ser usada como distintivo nos veículos militares de Moscou.
Júri
O júri oficial da mostra competitiva que escolherá o vencedor da Palma de Ouro é presidido pelo ator francês Vincent Lindon, e conta com os seguintes integrantes: os cineastas Asghar Farhadi (Irã), Ladj Ly (França), Jeff Nichols (EUA), Joachim Trier (Noruega); e as atrizes Rebecca Hall (EUA), Deepika Padukone (India), Noomi Rapace (Suécia) e Jasmine Trinca (Itália).
Renomados diretores estarão concorrendo na mostra oficial à Palma de Ouro, a principal do festival, composta de 21 títulos e na qual são destaques: David Cronenberg, com “Crimes of the future”, Hirokazu Kore-eda, com “Broker”, Park Chan-wook, com “Decision to leave”, Claire Denis, com “Stars at noon”, e os Irmãos Dardennes, Jean-Pierre e Luc, com “Tori and Lokita”.
Outras mostras
Na competitiva Un Certain Regard, é aguardado com expectativa “Corsage”, novo filme da diretora austríaca Marie Kreutzer.
A mostra Cannes Premiere inclui dois renomados diretores: o veterano cineasta italiano Marco Bellochio (82 anos), que apresentará “Esterno notte”, sobre o sequestro e assassinato em 1978 do ex-primeiro-ministro italiano Aldo Moro por terroristas das Brigadas Vermelhas, e o francês Olivier Assayas, com a serie de TV “Irma Vep”, sobre uma estrela de cinema americana, desiludida com sua carreira e um rompimento recente, que vai para a França protagonizar um remake do clássico do cinema mudo francês “Les vampires”.
Na mostra Special Screenings, um dos mais aguardados é “Jerry Lee Lewis: trouble in mind”, de Ethan Coen.
Entre os filmes que serão mostrados fora de competição e terão première no festival, destacam-se: “Elvis”, um olhar sobre Elvis Presley, dirigido pelo australiano Baz Luhrmann e protagonizado por Austin Butler; e “Top gun: Maverick”, de Joseph Kosinski, estrelado por Tom Cruise.
Brasileiros
Um importante destaque é a exibição em cópia restaurada de “Deus e o diabo na terra do sol”, de Glauber Rocha, na mostra Cannes Classics, dedicada à preservação do patrimônio cinematográfico mundial. O filme, um dos clássicos mais celebrados do Cinema Brasileiro, estreou na mostra competitiva do evento francês em 1964.
A participação brasileira também acontece com a coprodução da RT Features de Rodrigo Teixeira em “Armageddon time”, de James Gray, que foi selecionado para a mostra oficial e concorre à Palma de Ouro. Estrelado por Anne Hathaway, Anthony Hopkins e Jeremy Strong, o filme traz uma história de amizade e lealdade, passada em Nova York na década de 1980.
A RT Features tem tido uma presença frequente no festival francês e em 2019 teve uma das mais memoráveis, levando a Cannes “A vida invisível”, de Karim Aïnouz, vencedor da mostra Un Certain Regard naquele ano.
Homenagens
O ator Forest Whitaker (vencedor do Oscar por seu desempenho em “O último rei da Escócia”) é o contemplado nesta edição com a Palma de Ouro Honorária, que será entregue na noite de abertura. A atriz americana Viola Davis receberá o prêmio Women in Motion. E o cultuado Tom Cruise também receberá uma homenagem especial por sua longa trajetória como ator.
Veja a relação completa da competitiva oficial e da prestigiada mostra Un Certain Regard
MOSTRA OFICIAL
“Armageddon time”, de James Gray
“Boy from heaven”, de Tarik Saleh
“Broker”, de Hirokazu Kore-eda
“Close”, de Lukas Dhont
“Crimes of the future”, de David Cronenberg
“Decision to leave”, de Park Chan-wook
“Eo”, de Jerzy Skolimowski
“Frere et soeur”, de Arnaud Desplechin
“Holy spider”, de Ali Abbasi
“Leila’s brothers”, de Saeed Roustaee
“Les amandiers”, de Valeria Bruni Tedeschi
“Nostalgia”, de Mario Martone
“Showing up”, de Kelly Reichardt
“Stars at noon”, de Claire Denis
“Tchaïkovski”s wife”, de Kirill Serebrennikov
“Triangle of sadness”, de Ruben Ostlund
“Tori and Lokita”, de Jean-Pierre e Luc Dardenne
“RMN”, de Christian Mungiu
“Un petit frère”, de Léonor Serraille
“Tourment sur les îles”, de Albert Serra
“Le Otto Montagne”, de Charlotte Vandermeersch e Felix Van Groeningen
UN CERTAIN REGARD
“Les Pires”, de Lise Akoka &Romane Gueret
“Burning days”, de Emin Alper
“Metronom”, de Alexandru Belc
“Retour a Seoul”, de Davy Chou
“Sick of myself”, de Kristoffer Borgli
“Domingo y la niebla”, de Ariel Escalante Meza
‘Plan 75”, de Hayakawa Chie
“Beast”, de Riley Keough & Gina Gammell
“Corsage”, de Marie Kreutzer
“Butterfly vision”, de Maksym Nakonechnyi
“Volada land”, de Hlynur Palmason
“Rodeo”, de Lola Quivoron
“Joyland”, de Saim Sadiq
“The stranger”, de Thomas M. Wright
“The silent twins”, de Agnieszka Smoczynska
