'A Ilha de Bergman', que concorreu à Palma de Ouro em Cannes/2021, estreia quinta nos cinemas
...
O filme, dirigido por Mia Hansen-Love, é um melodrama ambientado na ilha de Farö, onde viveu Ingmar Bergman, o consagrado diretor sueco de clássicos como “Cenas de um Casamento”, “Morangos Silvestres”, “Gritos e Sussurros”, “Sonata de Outono”, entre muitos outros que integram sua extensa filmografia. Rodrigo Teixeira (RT Features) é um dos produtores.
A história segue Chris (Vicky Krieps) e Tony (Tim Roth), um casal de cineastas americanos que vai à ilha durante o verão para desenvolver seus novos roteiros. À medida que o tempo passa, a linha entre a realidade e a ficção começa a se confundir com o pano de fundo da paisagem do lugar.
Através de suas andanças percorrendo locações de filmagens de Bergman feitas na ilha, Chris começa a imaginar um roteiro com a história de Amy, uma jovem indo a um casamento em Farö, onde reencontra Joseph, um ex namorado, com quem acaba se envolvendo novamente.
Chris narra o roteiro que imaginou para Tony; ele é então colocado em imagens, resultando em um filme dentro do filme.
Amy é interpretada por Mia Wasikowska, e Anders Danielsen Lie vive Joseph.
Bem filmado e com ótimo desempenho do elenco, principalmente Wasikowska, o filme conta ainda com a ótima cinematografia do veterano Denis Lenoir, com 82 créditos no currículo que, entre outros, inclui “Eden” e “O que Está por Vir”, dirigido por Hansen-Love.
Na coletiva com a imprensa em Cannes, Hansen-Love contou que inicialmente queria apenas escrever um roteiro para um filme. Mas ele começou a tomar forma quando pensou que a Ilha de Farö poderia ser um possível cenário para ambientá-lo.
Na ocasião, revelou também o principal significado de fazer algo tão associado a Bergman.
“Eu nunca quis imitá-lo, mas as pessoas que se detiverem em meus trabalhos anteriores verão que nossos estilos têm pontos em comum. A filmografia de Bergman sempre me impactou e me inspirou muito ”, afirmou a talentosa cineasta francesa de 41 anos.
