Documentário "A Turma do Pererê.doc" com Ziraldo, Mauricio de Sousa e Laerte estreia nesta quinta

Filme dirigido por Ricardo Favilla conta os bastidores que deram origem ao primeiro gibi em cores do Brasil de um único autor

Por REDAÇÃO JB

Cena do documentário com o jovem Ziraldo na prancheta, na criação do Pererê

Estreia nesta quinta (03) o documentário "A Turma do Pererê.doc" dirigido por Ricardo Favilla. O filme traz depoimentos do cartunista Ziraldo, de Mauricio de Sousa, Jaguar e Laerte.

O longa conta os bastidores da criação mais importante do cartunista Ziraldo, o Pererê, até hoje considerado um clássico dos quadrinhos. O personagem Pererê foi tema do primeiro gibi brasileiro em cores e de um único autor e, mesmo tendo sido criado na década de 1960, continua atual.

Suas histórias valorizam o meio ambiente e a inclusão social, além de terem a marca do autor, que consegue unir a leveza do humor e da ingenuidade à postura crítica diante da realidade social e política brasileira.

Além do próprio artista, Mauricio de Souza, Laerte e Jaguar participam do filme e contam como a obra de Ziraldo influenciou diretamente todas as gerações posteriores de desenhistas no Brasil.

"A Turma do Pererê.doc" é produzido por Tarcisio Vidigal, PH de Souza e Ricardo Favilla com patrocínio das Lojas Americanas e Americanas.com. A distribuição é da O2 Play no programa O2 Play Docs, que lançará todos os meses um filme brasileiro em 20 cinemas de 19 cidades brasileiras com sessões em horário nobre.

Ficha técnica: Direção: Ricardo Favilla / Produção: Rio de Cinema Produções Ltda e MWN Factual Produções Ltda / Coprodução: Cafeína Produções / Direção: Ricardo Favilla / Produção: Ricardo Favilla, PH Souza e Tarcisio Vidigal / Roteiro: Laura Malim e Ricardo Favilla / Distribuição: O2 Play / Patrocínio: Lojas Americanas / americanas.com / Copatrocínio: Light.

Entrevistados: Alvaro de Moya / Franco Rosa / Gonçalo Junior / Ivan Lima Gomes / Jaguar / Laerte / Luiz Fernando Emediato / Maurício de Sousa / MIG (Miguel Mendes) / OTA (Otacílio D'Assunção Barros) / Primaggio Mantovi.