'Fun Arte' traz Bob Burnquist e a cultura do skate para a Escola de Circo, no Rio

Parceria entre a Funarte e a UFRJ com o Instituto Bob Burnquist, edição carioca do e­vento acontece entre 26 e 29 de maio, na Escola Nacional de Circo, com entrada gratu­ita

Por CADERNO B

Bob Burnquist, à direita, de skate, fará workshop Oficina Criativa com convidados

A Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), junto com o Instituto Bob Burnquist, apresentam o Fun Arte - Arte em Circuito com Skate e Cultura. Inaugurado em São Paulo, em novembro de 2021, o evento ganha, agora, sua edição carioca, que acontecerá entre os dias 26 e 29 deste mês, na Escola Nacional de Circo, na Praça da Bandeira. Contando com a presença do skatista e referência mundial no esporte, Bob Burnquist, e de seus convidados, a programação combina esporte, música, circo, grafite, artes plásticas, economia criativa e tecnologia e tem entrada gratuita, limitada à lotação – os ingressos podem ser obtidos antecipadamente.

O público vai poder conhecer um pouco mais sobre o esporte e participar de oficinas, rodas de conversa e assistir às performances artísticas. A ideia é mostrar que o skate é um estilo de vida e também uma ferramenta de transformação social. “Depois do sucesso do Fun Arte em São Paulo, vamos repetir a dose no Rio de Janeiro”, comemora Bob Burnquist. “Vamos ter várias atividades, entre elas, oficinas que eu vou promover, junto com convidados, para passar para a garotada dicas de como ser um criador de conteúdo, sobre economia criativa, novas tecnologias e NFT. Temos também o nosso projeto cripto arte, no nosso Instituto Skate Cuida e, inclusive, vamos levar alguns alunos da organização para o evento e lá faremos uma grande apresentação e até uma minicompetição de skate, com disputa da melhor manobra. Vai ser uma grande festa entre amigos”, promete o skatista.

 

Destaques da programação

 

 

Para os shows dessa edição do Fun Arte estão escalados a cantora pop Lary, que ficou conhecida com o hit "Salto 15", que fez parte da trilha sonora da novela "A força do Querer" (Rede Globo); os rappers Ryan Realcria e Taylan, o último é uma das atrações no Rock in Rio; os Djs Machintal (que já acompanhou e/ou produziu Farofa Carioca, Larissa Luz, Dream Team do Passinho, entre outros) e Tamy (Racionais MC's, Emicida, Ludmilla, entre outros); E, ainda, o grupo Instinto Coletivo, que traz no seu repertório os maiores sucessos da banda O Rappa; e o cantor André Frateschi, conhecido por sua experiência na TV como ator em diversas novelas e séries, mas também por ter sido vencedor do programa Popstar, na TV Globo, e ser o vocalista na turnê comemorativa dos 30 anos da Legião Urbana, junto a Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos.

A programação também traz apresentações de artes circenses, como contorcionistas, palhaços, acrobatas e malabaristas.

Para o skate, será montado um pequeno circuito com pista, rampas e obstáculos. A programação contará também com uma série de oficinas, começando pelos workshops conduzidos por Bob Burnquist, que receberá convidados especializados em temas como criação de conteúdo, cripto arte e economia criativa, com transmissão ao vivo pela internet na forma de lives. Outras oficinas serão dedicadas ao grafite, circo e técnicas para Djs.

Além disso, durante todo o evento, funcionará no local um estande do projeto Arte na Fonte (@aartenafonte, no Instagram), com a exposição de obras de oito artistas da periferia, especialmente produzidas para a ocasião. Essas obras poderão ser adquiridas pelo público e 80% da renda obtida será revertida para projetos sociais.

 

PROGRAMAÇÃO

26/5 (quinta-feira)

11h: Abertura
12h: Oficina Criativa – live e workshop com Bob Burnquist + convidados
13h: Oficina de Grafite para Crianças (curadoria Binho Ribeiro)
14h: Muro das Artes (início dos grafites)
14h: Apresentação Circense (contorção, rola-rola, acrobatas, malabares, fogo etc.)
15h: Oficina de circo
16h: Show Lary
17h: Skate + Música (Bob na Pista + DJ)
17h30: Show Ryan Realcria (trap/hip hop)
19h: Encerramento

 

27/5 (sexta-feira)

11h: Abertura
12h: Oficina Criativa – live e workshop com Bob Burnquist + convidados
13h: Oficina de Grafite para Crianças (curadoria Binho Ribeiro)
14h: Oficina de DJ (curadoria DJ Machintal)
15h: Apresentação Circense (primeira apresentação)
16h: Oficina do Circo
17h: Apresentação Circense (segunda apresentação)
17h: Skate + Música (Bob na Pista + DJ Machintal)
18h30: Show Taylan (trap/hip hop)
20h: Encerramento

 

28/5 (sábado)

11h: Abertura
12h: Oficina Criativa – live e workshop com Bob Burnquist + convidados
13h: Oficina de Grafite para Crianças (curadoria Binho Ribeiro)
14h : Oficina de Dj (curadoria DJ Machintal)
15h: Apresentação Circense
16h: Oficina do Circo
17h: Apresentação Circense (segunda apresentação)
17h: Skate + Música (Bob na Pista + DJ Machintal)
18h30: Show do Instituto Coletivo
20h: Encerramento

 

29/5 (domingo)

11h: Abertura
12h: Oficina Criativa – live e workshop com Bob Burnquist + convidados
13h: Oficina de Grafite para Crianças (Curadoria Binho)
14h: Apresentação Circense
15h : Oficina do Circo
16h: Show surpresa
17h: Skate + Música (Bob + DJ Tamy)
18h: Show André Frateschi
19:30h: Encerramento

 

Bob Burnquist

Filho de mãe brasileira e pai norte-americano, Bob é o maior medalhista da história do X Games, a mais festejada competição de esportes radicais, com um total de 30 medalhas. É o único brasileiro eleito Skater of the Year, em tradução livre, Skatista do Ano, pela Thrasher Magazine. A arte e o estilo de andar de skate do brasileiro viraram referência mundial ao revolucionar o esporte com manobras criadas por ele, e ao se tornar octacampeão em Mega Rampa, estrutura de 105 metros de extensão por 27 metros de altura, inclusive vencendo o título de 2021. Dividindo residências entre a Califórnia (EUA) e o Rio de Janeiro, foi na capital carioca que fundou o seu instituto social, que leva o seu nome, que inspira, educa e transforma crianças e jovens por meio do contato com o skate e as artes urbanas.

Rio