#AulaEmCasa conta a história da orquestra do Theatro Municipal do Rio no Instagram

Por

Banda dos Fuzileiros Navais tocando em aniversário do Theatro Municipal. Arquivo

A Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro será o tema da Campanha #AulaEmCasa, que vai apresentar ao público, gratuitamente, a história e curiosidades a respeito de uma das mais importantes orquestras do país. A orquestra fez sua estreia no dia 5 de setembro de 1931, às vésperas da data comemorativa da independência do Brasil.

A primeira aula foi dada por Fátima Cristina Gonçalves, chefe do Centro de Documentação (Cedoc) do teatro, nessa segunda (7), no Instagram do Municipal, e ficará disponível no IGTV da intituição. O endereço é @theatromunicipalrj 

Uma das curiosidades envolve o nome de Francisco Braga, o primeiro maestro titular do equipamento cultural carioca e autor do Hino da Bandeira.

Compositor, professor do Instituto Nacional de Música e criador da Sociedade de Concertos Sinfônicos, Braga foi aluno do compositor francês Jules Massenet e participou ativamente da história do Theatro Municipal desde os seus primeiros anos. Segundo Fátima Cristina, ele foi o maestro que mais regeu concertos no TMRJ, onde ficou até meados de 1935.

 

A chefe do Centro de Documentação do TMRJ destaca que Schipa tinha uma voz “poderosíssima” e era tido como um fenômeno naqueles anos. “A gente brinca dizendo que o artista seria o Pavarotti da época”, definiu Fátima Cristina, mestre em história pela Universidade Federal Fluminense (UFF), referindo-se ao tenor Luciano Pavarotti, reconhecido como o tenor que popularizou mundialmente a ópera.(Com Agência Brasil)