Inquieto Coração" festeja dez anos em novo palco
A comemoração dos dez anos do espetáculo “Inquieto Coração” segue em cartaz. A montagem inspirada em textos de Santo Agostinho estreia na sexta-feira (30), no recém-inaugurado Espaço ABU, em Copacabana. Nesta quarta-feira (28), se festeja a data do maior filósofo cristão. Com idealização, dramaturgia, produção e atuação de Eduardo Rieche e direção de Henrique Tavares, “Inquieto Coração - 10 anos” fica em cartaz até 29 de setembro.
Concebido na forma de um monólogo, o espetáculo estreou em novembro de 2008 na Casa de Cultura Laura Alvim, para onde voltou recentemente. Sempre bem acolhida pelo público e pela crítica teatral, ao longo desses dez anos, a produção foi apresentada em São Paulo e em cidades como Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Fortaleza.
Elaborado a partir da adaptação de cartas e sermões de Santo Agostinho, além de quatro de suas principais obras (“Confissões”, “A Cidade de Deus”, “A Trindade” e “Solilóquios”), “Inquieto Coração” é um mergulho nos mais variados temas: o conhecimento de Deus, a busca da verdade, a natureza do amor e a condição humana. Mais do que uma peça biográfica, o solo concebido e interpretado por Eduardo Rieche usa como mote as reflexões filosóficas deste grande escritor e teólogo do século IV.
“Agostinho vai muito além da figura religiosa. Sua obra foi e continua sendo determinante para a construção do pensamento ocidental. Era um escritor intenso, que deixou mais de mil publicações, entre livros, sermões, textos filosóficos e doutrinais”, destaca Rieche. “Santo Agostinho está mais próximo de nós do que imaginamos: no nosso modo de pensar a relação entre razão e fé, ação e contemplação, amor e sexo”, acrescenta o diretor Henrique Tavares.
A possibilidade de retornar ao palco no aniversário de dez anos da montagem original e atingir um novo público é o que mais motiva Eduardo Rieche, na nova temporada. “Comemorar o décimo aniversário de vida de um espetáculo não é algo simples, e tampouco corriqueiro. A crise na economia, a crise de público, a crise de segurança, tudo seria motivo suficiente para demover os produtores da enorme tarefa de se manter um espetáculo em cartaz. Some-se a isso a atual escassez dos editais de patrocínio, e o cenário é quase assustador. Por tudo isso, a força dos que resistem é ainda mais digna de mérito”, diz Eduardo Rieche.
Com quase 30 anos de carreia, Eduardo Rieche já recebeu o Prêmio Coca-Cola de Melhor Ator e o Prêmio Shell de Melhor Autor (com o texto “Oui, Oui... a França é Aqui!”, escrito em parceria com Gustavo Gasparani), além de ter sido finalista do 59º Prêmio Jabuti de Literatura (pela biografia “Yara Amaral – A Operária do Teatro”) e indicado a outros quatro prêmios de teatro como Melhor Ator. Ao longo desses anos, participou de quase 30 espetáculos profissionais, tendo trabalhado com diretores como Moacyr Góes, João Fonseca, Viniciús Arneiro, Ary Fontoura, Enrique Diaz, Regina Miranda, Sílvia Monte, Wolf Maya, Márcio Vianna, João Batista e Luiz Fernando Lobo, entre outros. Em 2008, seu texto de estreia, “É Samba na Veia, é Candeia”, obteve o primeiro lugar no concurso nacional de dramaturgia Brasil em Cena, fazendo jus à montagem do espetáculo pelo CCBB/RJ. Pelo texto, recebeu sua primeira indicação ao Prêmio Shell 2008 de Melhor Autor. Também idealizou, traduziu, atuou e coproduziu a montagem de “Não Sobre Rouxinóis”, peça de Tennessee Williams até então inédita no Brasil. Sua mais recente produção, “Romeu e Julieta Musical”, novamente com Gustavo Gasparani, foi encenada em 2018 sob direção de Guilherme Leme Garcia, tendo sido indicada a mais de 50 prêmios.
FICHA TÉCNICA: cenário de Doris Rollemberg, figurino de Mauro Leite, iluminação de Renato Machado e projeto gráfico de Batman Zavareze.
SERVIÇO: “Inquieto Coração - 10 anos” . Sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h. Ingressos custam R$ 40 e R$ 20 (meia). O Espaço ABU fica na Av. Nossa Senhora de Copacabana, 249, perto da Estação Cardeal Arcoverde do Metrô (2137-4184). O espetáculo tem 55 minutos de duração. A classificação etária é de 12 anos.
