Victor Dzenk e a lenda para vestir

Por IESA RODRIGUES

Victor Dzenk

Victor Dzenk é o primeiro brasileiro a investir no formato digital para lançar sua coleção de verão. Com o tema A Lenda, tirado das histórias sagradas da Riviera Maia, escolheu o beija-flor como protagonista de um estilo leve, colorido e fácil de conquistar as consumidoras, a julgar pelos comentários no chat ao lado do vídeo no YouTube.

O muralista Fábio Vilarino criou as estampas que unem o pássaro a grafismos em preto e branco, em geral localizados nas laterais de peças como macacões e vestidos longos. Aliás, os longos predominam, em formas que saem dos tradicionais modelos de festa, e não se recusariam ao uso urbano, com sandálias rasteiras sofisticadas.Para o artista, “o beija-flor, protagonista do conto, é divino, belo e delicado, mas ao mesmo tempo é ligeiro, forte e resistente. Um equilíbrio perfeito entre força e beleza”. Para Fábio, o símbolo pode ser facilmente comparado à mulher. “A mulher da atualidade é seu próprio beija-flor, transportadora de seus próprios pensamentos e seus próprios desejos. Em outras palavras, é livre, como o pássaro!”

A coleção multicolorida

O melhor do conjunto visto nas telas é a variedade de cores. Vale o amarelo açafrão, o laranja dália,o rosa papaya, o verde tropical e o vermelho hibisco, nos tecidos de fibras naturais como o linho e a viscose. Uma peça irresistível? O vestido midi, com tira franzida próxima da barra, que aparece na edição em vermelho e azul.

O lado técnico

Quem está em home office há mais de 100 dias exige muito da tecnologia. Baixa-se o Zoom, participa-se de Webinar, de lives, além do WhatsApp quer também o Telegram, ri com o TicToc. Portanto, é preciso comentar o lado técnico da apresentação do Victor Dzenk. No celular, pelo Whats, a imagem ficou mais definida, mas mesmo um smartphone de tela grande dava poucos detalhes das roupas. No desktop all in one,, no YouTube, as imagens vinham pixeladas. Pode ser culpa da internet frágil do dia do show, mas deu uma certa frustração em quem costuma baixar fotos direto do vídeo. E pelo menos quando assisti, o final foi cortado.

Mas vale a ousadia de lançar seu belo trabalho _ os comentários do chat estavam certos, cheios de elogios _, no novo formato que tomou conta da moda. Victor Dzenk fez melhor que muito figurão das semanas internacionais que rolam neste mês. E o objetivo dele é criar roupas, antes de ser produtor de video. O próximo será impecável, tenho certeza.