5 tratamentos para diminuir as dores causadas pela fibromialgia

...

Por SAÚDE JB

Fibromialgia é acompanhada de sintomas típicos, como sono não reparador e cansaço

Atualmente, a fibromialgia é uma enfermidade que afeta 4,8 milhões de brasileiros. Ainda assim, estima-se que apenas 2,5% das pessoas que sofrem desse mal conseguem realizar o tratamento para diminuir os problemas e as dores. Aliás, a fibromialgia é uma dor muscular generalizada, quase crônica, mas que não apresenta sinais de inflamação no local da dor.

Ela é acompanhada de sintomas típicos, como sono não reparador e cansaço. Pode haver também distúrbios do humor como ansiedade e depressão. Ao menos no Brasil, a doença tem afetado um público específico. Dados da Sociedade Brasileira de Fibromialgia informam que de cada 10 pacientes com fibromialgia, 7 a 9 são mulheres.

A coordenadora do curso de psicologia da Estácio de Feira de Santana, Áquila Thalita, afirma que muitas questões de saúde acometem mais as mulheres, e destaca que é preciso fazer uma análise de recorte tendo em vista toda a cultura que as mulheres vivem e a forma como são tratadas.

“A fibromialgia não pode ser analisada apenas pelo caráter biológico, mas pelo psicossomático. Talvez não seja à toa que a maioria dos casos registrados seja em mulheres, por conta de toda predisposição, de julgamento social, de dificuldade de acesso a direitos que as mulheres têm. Isso, historicamente, pode ter uma relação íntima”, avaliou recentemente, em entrevista ao site Acorda Cidade.

Em entrevista à CNN Brasil, a médica acupunturista Patrícia Evelyne, membro do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, salientou que pessoas com fibromialgia têm extrema dificuldade para descrever corretamente suas dores, algo que pode complicar o tratamento.

“Geralmente os pacientes têm dificuldade em localizar a dor. Ela pode ser em queimação, pontada ou um peso. A dor é intensidade moderada a forte e muitas vezes o paciente tem a sensação de inchaço [mãos, antebraços] e dormência”, afirma. Abaixo, algumas dicas para tentar reduzir as dores.

 

1. Fisioterapia

As técnicas de fisioterapia visam a melhorar sua amplitude de movimento e fortalecer os músculos. Isso também pode ajudar a reduzir a dor da fibromialgia. De acordo com especialistas, as técnicas de fisioterapia podem ajudar a gerenciar a fadiga e diminuir a dor, com o relaxamento do músculo e alongamentos.

 

2. Massagem terapêutica

As massagens terapêuticas podem relaxar os músculos, melhorar a amplitude de movimento e reduzir o estresse e a ansiedade.

 

3. Exercício físico

Pessoas com fibromialgia devem usar tratamentos não medicamentosos. Pesquisas mostram que o tratamento mais eficaz para a fibromialgia é o exercício físico, que deve ser usado em adição a qualquer tratamento medicamentoso. Os pacientes se beneficiam mais com exercícios aeróbicos regulares.

 

4. Pratique Tai Chi e Ioga

Terapias corporais, incluindo Tai Chi e ioga, podem aliviar os sintomas da fibromialgia. Embora você possa sentir dor, o exercício físico de baixo impacto não será prejudicial e terá um efeito benéfico entre os músculos do corpo. Outras terapias complementares e alternativas, como acupuntura e quiropraxia, podem ser úteis para controlar os sintomas da fibromialgia.

 

5. Analgésicos e remédios

A medicação é uma opção para reduzir a dor da fibromialgia. Aspirinas, ibuprofeno e naproxeno sódico são algumas das opções nas receitas médicas. A Food and Drug Administration, agência que regula a aprovação de medicamentos dos EUA, aprovou três remédios para o tratamento da fibromialgia. Eles incluem duas drogas que alteram algumas das substâncias químicas do cérebro (serotonina e norepinefrina) que ajudam a controlar os níveis de dor: duloxetina (Cymbalta) e milnaciprano (Savella).