ASSINE
search button

WikiLeaks: Holanda prende jovem ligado a ciberataques

Compartilhar

Um adolescente de 16 anos foi preso na madrugada desta quinta-feira, em Haia, por ter participado dos ciberataques realizados por seguidores do site WikiLeaks contra empresas de cartões de crédito, informou a promotoria holandesa.

"A polícia prendeu esta noite, a pedido da promotoria nacional, um jovem de 16 anos suspeito de envolvimento nos ciberataques de seguidores do WikiLeaks contra sites como Mastercard e Paypal".

O adolescente reconheceu ter "lançado ataques contra os sites da Mastercard e da Visa", declarou à AFP o porta-voz Wim de Bruin.

"O garoto faz parte de um grupo maior de 'hackers', que está sendo investigado".

Hackers do grupo chamado "Anonymous" emprenderam na véspera uma série de ataques contra sites hostis ao WikiLeaks.

"Anonymous", que se organizou através de um fórum na internet, reivindicou os ciberataques de quarta-feira contra MasterCard e Visa, e contra outros grupos que bloquearam as contas do WikiLeaks ou de seu fundador, o australiano Julian Assange.

Além do Visa, MasterCard e do site da filial bancária do serviço de correios suíços, o Postfinance, que na segunda-feira anunciou o fechamento da conta de Assange, os hackers também atacaram outros sites da Suécia, país que busca a extradição de Assange por crime sexual.

WikiLeaks iniciou em 28 de novembro passado a publicação de 250 mil telegramas confidenciais do departamento americano de Estado, com revelações incômodas para a diplomacia americana.