Interdição na Avenida Salvador Allende para construção da Transoeste continua hoje

Interrupção é necessária para lançar as vigas do viaduto que está sendo construído

RIO - O trânsito na Avenida Salvador Allende, no Autódromo, continua interrompido aos veículos nos dois sentidos nesta quinta-feira, dia 16. A Secretaria Municipal de Obras (SMO) trabalha no local para a construção do viaduto na interseção entre as avenidas Salvador Allende e das Américas. A obra faz parte da construção da via Transoeste – corredor expresso que vai ligar Jardim Oceânico/Santa Cruz/Campo Grande.

A interdição é necessária para lançar as vigas do viaduto em construção. Serão lançadas dez vigas de 38 metros, com 77 toneladas cada uma; e cinco vigas de 14 metros, com 40 toneladas cada. A operação vai contar com quatro guindastes, que vão executar o lançamento das vigas sobre os pilares. A operação conta com o apoio da CET-Rio e da Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá, que estarão com agentes presentes no local para orientar o tráfego.

A Secretaria Municipal de Obras iniciou as obras para implantação da Transoeste em 08 de julho, com o valor estimado em de R$ 800 milhões, que incluem a abertura do túnel da Grota Funda. Todas as obras serão finalizadas em junho de 2012.

Sobre o viaduto

A intervenção, de aproximadamente 250 metros por sentido, é uma das etapas mais importantes da construção do Transoeste. A obra será a primeira a ter as melhorias percebidas pela população. Antiga expectativa dos moradores da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, o viaduto vai acabar com o cruzamento, com sinal de trânsito, das avenidas das Américas e Salvador Allende, possibilitando a passagem direta dos veículos e eliminando as retenções diárias ocasionadas pela parada nos sinais hoje existentes. A elevação da via também vai ajudar a amenizar os engarrafamentos que comumente acontecem nos horários de pico nas praias da região. Além de possibilitar fluidez para os usuários, haverá melhoria nas condições de transporte, conforto e segurança.

Durante a construção, o desvio do trânsito está sendo feito pelas duas pistas laterais com três faixas cada uma. A ligação entre as avenidas Balthazar da Silveira e Salvador Allende será mantida. Operadores de tráfego estão no local orientando os motoristas e o fluxo nos desvios. Os trabalhos são executados durante os sete dias da semana, inclusive em horário noturno quando necessário.