Carreta da Saúde presta atendimento médico em Nova Friburgo

RIO - A região de Nova Friburgo recebe a Carreta da Saúde, com o objetivo de prestar atendimento médico à população e às vítimas das chuvas que atingiram o local no início do ano. O caminhão, equipado com cinco consultórios e um ambulatório, conta com uma equipe de quatro médicos (clínicos gerais e pediatras), cinco enfermeiros, oito técnicos de enfermagem e quatro agentes de endemias, para a realização de consultas gratuitas.

A iniciativa é uma realização da Novartis e do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), em parceria com a entidade RioSolidário, o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (Sesdec), o Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A Carreta está preparada para realizar mais de 150 atendimentos diários, inclusive vacinando a população contra o tétano e a difteria.

“Há mais de um ano a Carreta da Saúde circula pelo Brasil com objetivo de prestar atendimento aos pacientes de hanseníase. A catástrofe ocorrida no Rio de Janeiro nos fez reavaliar as ações da Carreta para esse início de ano. Esperamos atender as necessidades da população atingida pelas chuvas na região de Nova Friburgo, oferecendo um amplo atendimento de saúde”, afirma Alexander Triebnigg, presidente do Grupo Novartis no Brasil.