Hospital da Aeronáutica encerra atividades em Itaipava

O Hospital de Campanha da Aeronáutica, montado no Parque de Exposições de Itaipava, em Petrópolis, para atender as vítimas das chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro, encerrou suas atividades nesta segunda-feira.

Segundo informações oficiais, a prefeitura de Petrópolis agradeceu o apoio e afirmou que o sistema de saúde local foi restabelecido, o que fez com que não houvesse mais a necessidade da unidade de saúde militar, que atua prioritariamente em situações críticas.

Desde quando entrou em funcionamento, no dia 17 de janeiro, o hospital atendeu mais de 1800 pacientes, de acordo com a contagem da Força Aérea Brasileira (FAB). Além das atividades em Itaipava, a equipe formada por 40 militares atendeu ainda as vítimas que se localizavam em comunidades mais isoladas.

Helicópteros da FAB permanecerão no centro operacional para caso se faça necessário um apoio em áreas distantes.

Chuvas na região serrana

As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.