Teresópolis vai capacitar moradores para reconstruir cidade

A prefeitura de Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, informou neste domingo que vai oferecer cursos profissionalizantes na área de construção civil aos moradores. Segundo a prefeitura, eles devem auxiliar na reconstrução da cidade, atingida pelas fortes chuvas dos dias 11 e 12 de janeiro.

O secretário municipal de Trabalho, Marcos Ferreira dos Santos, informou que, por meio de um convênio com o governo estadual, serão abertas 380 vagas para capacitar os moradores. Ele afirmou que, apesar da chuva, não há registro no aumento do desemprego na cidade, pelo contrário, cresceu o número de empresas interessadas em empregar os moradores da cidade.

"Apesar do momento turbulento, os empresários apoiam o trabalho que está sendo feito e abrem oportunidades de emprego. No caso de vagas em outros municípios, verificamos salários e benefícios, para assegurar os direitos e a dignidade dos nossos trabalhadores", afirmou.

Chuvas na região serrana

As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.