Helicóptero do Exército cai em Nova Friburgo e cinco ficam feridos

RIO - Um helicóptero do Exército caiu nesta quinta-feira em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. O aparelho dava apoio às operações de resgate das vítimas da chuva. A queda ocorreu no Mercado do Produtor da Região Serrana, uma área agrícola.

O helicóptero levava cinco pessoas a bordo, sendo três militares e dois funcionários da Cruz Vermelha Brasileira. Um deles é o presidente da entidade em Teresópolis, Herculano Abrahão. Ele sofreu escoriações e passa bem. Todos ficaram levemente feridos e foram levados para hospitais da cidade.

Testemunhas contaram que o piloto conseguiu pousar em um monte de esterco, o que amorteceu a queda. O acidente ocorreu por volta de 12h30, quando o aparelho se preparava para pousar.

De acordo com o Comando Militar do Leste, o helicóptero esquilo do Batalhão de Aviação teve dificuldades ao pousar devido a um forte vento. O Comando de Aviação nomeou peritos para detalhar as causas do acidente.

Mortos na tragédia chegam a 765

Subiu para 765 o número de mortos em consequência das fortes chuvas que devastaram a Região Serrana do Rio nos dias 11 e 12 dfeste mês. De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, foram registradas 357 mortes em Nova Friburgo, 323 em Teresópolis, 64 em Petrópolis e 21 em Sumidouro.

No entanto, os números da secretaria não contabilizam as três mortes ocorridas em São José do Vale do Rio Preto, confirmadas pela Defesa Civil municipal, e uma morte em Bom Jardim, registrada pela Polícia Civil.

De acordo com os dados oficiais, pelo menos 6,4 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas em Petrópolis, 5.190 em Nova Friburgo e 2.240 em Teresópolis.

O trabalho das equipes de limpeza e resgate é facilitado pelo bom tempo na região. Apesar disso, algumas áreas de Nova Fribugo continuam isoladas, de acordo com o tenente-coronel Roberto Robadey, coordenador da Defesa Civil.

Em relação ao fornecimento de energia elétrica, a concessionária Energisa informou que 97% dos clientes já tinham o serviço. O fornecimento de energia à principal estação de tratamento de água da Nova Friburgo foi reestabelecido, após a chuva danificar a rede de alta tensão.

O coordenador do segundo maior galpão de donativos de Teresópolis negou os boatos de que vítimas isoladas tenham comido carne de cachorro. Segundo o empresário Gilmar Gomes Chaves, moradores de todas as regiões receberam donativos.