Agenda: prata da casa está pronta para brilhar

A semana voltou a ter a agitação que a coluna tanto gosta,o que significa que nos palcos mais importantes do Rio de Janeiro estão começando as tão esperadas temporadas. As estrelas internacionais ainda não chegaram, mas a prata da casa está pronta para brilhar. Ballet e orquestra, recital de instrumento bem  sofisticado, pianista da nova geração, série diária, eventos em outras cidades para quem estiver viajando e desejar sugestões de concertos. Cada semana os enigmas deverão ser  maiores,e a dica de sempre,basta clicar na foto abaixo para tornar a leitura bem agradável.

Boa semana!

MUNICIPAL – O Ballet e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro estarão no palco para a apresentação do espetáculo Apoteose da Dança,dessa vez exibindo um programa duplo,formado por “Age of Innocence”,com músicas de Philip Glass e de Thomas Newman,e coreografia de Edwaard Liang,e finalizando com “Sétima Sinfonia”, música de Ludwig Van Beethoven e coreografia,cenários e figurinos de Uwe Scholz. No palco os primeiros bailarinos Cecília Kerche, Claudia Mota, Márcia Jaqueline e Francisco Timbó, além dos solistas principais Carolina Neves, Deborah Ribeiro, Karen Mesquita, Mel Oliveira, Priscila Albuquerque, Renata Tubarão, Cícero Gomes, Edifranc Alves, Filipe Moreira, Moacir Emanoel, Murilo Gabriel e Rodrigo Negri,que vão se revezar nas duas coreografias ao longo das oito récitas nesse mês de março,dias 12, 16, 17, 19, 23 e 24,às 20h, e nos dias 13 e 20,às 17h. O Ballet do Theatro Municipal tem direção artística das primeiras bailarinas Ana Botafogo e Cecília Kerche e na regência da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal estará o Maestro Tobias Volkmann,novo diretor do conjunto. Ingressos e informações: 2332-9191Theatro Municipal do Rio de Janeiro Praça Floriano s/n° - Centro

CRAVO - O cravista,organista e regente paulista Nicolau de Figueiredo faz recital no dia 12, às 20h ,na Sala Cecília Meireles. Artista premiado foi o vencedor do “Concours International de Clavecin” de Nantes,na França e do “Concorso Internazionale di Roma” na Itália,teve entre seus professores os renomados Kenneth Gilbert,Gustav Leonhardt e Scott Ross. O programa do recital é de grande sofisticação na literatura do instrumento,com a Suíte em Ré menor de J.H.d’Anglebert, Suíte em Dó menor de A.Forqueray, Suíte Inglesa III BWV 808 em Sol menor de J.S.Bach, quatro Sonatas de D.Scarlatti, duas Sonatas de  Padre Antonio Soler e a Sonata Hob.XVI:32, em Si menor de Joseph Haydn. Ingressos e informações: 2332-9223 e 2332-9224

Sala Cecília Meireles Largo da Lapa 47 – Centro

PRELÚDIOS - O pianista Patrick Rodrigues,uma das revelações atuais no piano brasileiro,fará seu recital de formatura no próximo dia 11,às 18h,no Salão Leopoldo Miguez,da Escola de Música da UFRJ. O artista que é aluno de Myrian Dauelsberg,terá a importante missão de executar a Humoresque de R.Schumann e a integral dos belíssimos 24 Prelúdios de F.Chopin. O recital é com entrada franca.

Informações: 22401491

Escola de Música da UFRJ

Rua do Passeio 98 - Centro

FILARMÔNICA - Para os leitores que estiverem viajando para a cidade de Belo Horizonte, a coluna sugere visitar a novíssima Sala Minas Gerais e assistir hoje e dia 11,às 20h30,aos concertos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, sob a a regência do maestro Fábio Mechetti e como solista o talentoso pianista irlandês Barry Douglas. No programa “Meditação de Medeia e Dança da Vingança op. 23ª” de Samuel Barber, o Concerto para Piano e Orquestra nº2 em Sol Maior Op.44 de Peter I.Tchaikovsky e a Sinfonia nº1 em sol menor de Vasily Kalinnikov.

Ingressos e informações: (31) 3219-9000 ou www.filarmonica.art.br

Sala Minas Gerais

Rua Tenente Brito Melo,1090- Bairro Barro Preto – BH

MIGNONE – A homenagem da coluna ao saudoso e grande compositor Francisco Mignone,que esta semana foi lembrado em recital pelas mãos da pianista Maria Josephina Mignone,com quem foi casado,e que dirige tão bem o Centro Cultural Francisco Mignone.

DUO – O Duo Aurore formado pelos jovens pianistas brasileiros, radicados em Paris,Diego Munhoz e Renata Bittencourt,chega ao país para vários recitais. Como a coluna é lida em todo o país,então informamos as cidades que o duo fará concertos a quatro mãos e dois pianos. No dia 13,às 19h,o recital será no Teatro Lauro Gomes,em São Bernardo do Campo. Dia 15,às 20h30,o público de Campinas apreciará o conjunto no Teatro Municipal José de Castro Mendes e dia 18,às 20h,recital no SESC Paço da Liberdade em Curitiba.

Informações: São Bernardo do Campo -(11) 4368-3483

                      Campinas -(19) 3272.9359

                      Curitiba -(41) 3234-4200

MÚSICA NO MUSEU – A série de concertos apresenta nessa semana, no

dia 11,às 15h, pianista Fernanda Cruz, executando obras de R.Schumann, C.Debussy,F.Liszt e F.Chopin

Centro Cultural Justiça Federal

Av. Rio Branco no 241- Centro

dia 12,às 11h30, violonista Adriana Balleste,com programa de clássicos internacionais

Parque das Ruinas

Rua Murtinho Nobre, 169- Santa Teresa

dia 13,às 12h, Coral Cantata e regência de Bianca Malafaia e programa de clássicos brasileiros

Museu de Arte Moderna - MAM

Av. Infante D. Henrique 85- Flamengo

dia 15,às 12h30,Quarteto Gaia,formado pelas violinistas Sonia Katz e Milena da Matta, violista Cecília Mendes,e violoncelista Denise Emmer.

No programa obras de H.Purcell, W.A.Mozart ,A.Schubert e Chiquinha Gonzaga. 

Teatro SESI

Av. Graça Aranha no. 1

dia 16,às 12h30,violinista Carol Panesi e participação especial do pianista Salomão Soares, com programa de clássicos brasileiros

Centro Cultural Banco do Brasil – Sala 26

Rua 1º. de Março 66- Centro

Dica da semana -Vivaldi cantado a Cappella

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais