ASSINE
search button

Agenda: Rádio MEC terá reforma

Compartilhar

Semana de poucos concertos, prédio de vetusta instituição cultural será finalmente modernizado, mês de fevereiro dedicado ao violão e a continuação da série de concertos quase diários. Como os super artistas ainda não chegaram ao Rio de Janeiro, basta clicar na foto abaixo e pelo menos os leitores poderão escutar as maiores estrelas da música clássica interpretando grandes compositores, como sempre escolhidos pela colunista. Boa semana! 

RÁDIO MEC – A vetusta e sempre festejada Rádio MEC terá uma revitalização mais rápida do que se pensa. Para esse trabalho específico,um grupo da Empresa Brasil de Comunicação,a qual pertencem as emissoras MEC AM e MEC FM,realizou nessa terça-feira,dia 16,uma reunião com a empresa de engenharia Fox,vencedora da licitação para projeto de reforma do prédio das rádios MEC,lançado pelo então presidente da empresa, Nelson Breve,em maio do ano passado. O grupo é formado pela Superintendente Regional Sudeste I,Marília Baracat, assessores Camila Santos e Igor Xaxá, pelo gerente de Administração da Regional,Roni Baksys Pinto, pelo gerente-executivo de Engenharia,Renato Favilla, pelos gerente e gerente-executivo de Acervo,Bruno Rasga e Orlando Guilhon, respectivamente, pelo gerente de produção das Rádios,Marcelo Brissac, pelos coordenadores das Rádios,Thiago Regotto e André Silva,e por Cássia Motta, da Gerência de Artes.

A referida reunião foi a primeira etapa desta nova fase da licitação, em que a empresa vencedora se apresenta aos responsáveis na EBC pelo processo. A Fox Engenharia terá 150 dias úteis para entregar o projeto pronto e aprovado em todas as instâncias necessárias para a realização da obra, cuja execução dependerá de nova licitação. A partir de agora, o grupo terá diversos encontros para a criação do projeto de revitalização do prédio, localizado na Praça da República, na cidade do Rio de Janeiro.

O projeto prevê a criação de um Centro de Memória – com exposições fixas e temporárias, área para pesquisa e guarda do acervo físico, tanto das Rádios MEC quanto da Rádio Nacional e da TV Brasil , além do Centro de Produção Radiofônica – espaço para a produção das rádios com estúdios sinfônico e de radioteatro e auditório.

A coluna faz parte da torcida para que o projeto comece e termine,com êxito, uma vez que o acervo, a história viva e gravada da Rádio MEC, faz da instituição um local de alta tradição,pois nela passaram os mais ilustres mestres da música no Brasil, e seu acervo tem peças raras.

SALA – A Sala Cecília Meireles homenageia o violão no mês de fevereiro com dois concertos importantes. O primeiro será na próxima sexta-feira, dia 19,às 20h, e como convidado o festejado violonista Yamandu Costa que dedilhará um programa de obras de vários compositores,entre elas suas obras autorais como Mexidão, Luciana, Choro de Natal, Bem Vindo, Sarará, Samba Pro Rafa, Mangore, El Negro del Blanco. Também no programa Porro de Gentil Montana,Mafuá de Armando Costa,Carinhoso de Pixinguinha e uma Polka Russa.

Yamandu é hoje um excelente violonista e a música regional do sul do Brasil influenciou o artista na sua infância e a adolescência, mas seu leque de interpretações abrange outros gêneros como o choro, samba, música clássica e o jazz. Suas gravações com Dominguinhos e Paulo Moura,são notáveis,extensas,além de revelar a virtuosidade e a sensibilidade musical aguçada do músico,que é hoje uma das maiores referências mundiais do violão de sete cordas,o que é sem dúvida um ótimo exemplo para as jovens e futuras gerações.

O segundo concerto será com o também importante Quarteto Quaternaglia de Violões,no dia 26,às 20h,no mesmo local. O conjunto que tem mais de vinte anos de atuação,é formado pelos violonistas Chrystian Dozza,Fabio Ramazzina,Thiago Abdalla e Sidney Molina,e tem sido reconhecido como um dos mais expressivos quartetos de violões da atualidade. O alto nível de atuação é a tônica de seus violonistas,da mesma forma que é de grande valia sua conrtibuição para a ampliação do repertório para essa formação, e para isso tem tido a contribuição de compositores como Leo Brouwer, Almeida Prado, Egberto Gismonti e Paulo Bellinati. Uma outra informação interessante é que os músicos do Quaternaglia utilizam três violões de seis cordas e um violão de sete cordas especialmente construído pelo luthier carioca Sérgio Abreu. O programa do recital inclui obras de Heitor Villa-Lobos, Almeida Prado, Sergio Molina, João Luiz Kirsten, Paulo Bellinati e Chrystian Dozza.

Ingressos e informações: 2332-9223 e 2332-9224

Sala Cecília Meireles

Largo da Lapa, 47 -  Centro

MÚSICA NO MUSEU – A série recomeça seus concertos quase diários e lotados.

Dia 19,às  15h, apresentação do  Coral Amantes da Música e  regência de Wagner Leão,com programa de Clássicos brasileiros.

Museu Histórico Nacional

Praça Marechal Câmara s/n – Centro

  Dia 21,às 11h30,conjunto Abstrassom e regência de Marcelo Saldanha,com programa de Clássicos brasileiros.

Museu de Arte Moderna -MAM

Av. Infante Dom Henrique s/n- Glória

Dia 23,às 18 h, recital do violonista Chystian Dozza

Museu do Exército- Forte de Copacabana

Praça Coronel Eugenio Franco 1- Copacabana

Os concertos da Série Música no Museu são realizados com entrada franca.

Dica da semana: o belíssimo Trio de Mendelssohn