Agenda tem resultado de concurso, pianista carismático, livro e muito mais

Semana, além de agitada, vai conhecer o nome do vencedor de concurso de jovens, pianista carismático visita a cidade, lançamento de livro, orquestras com suas temporadas em ritmo de barra dupla,isto é, finalizando seus concertos, e  a prata da casa faz seus acordes constantes e sensíveis. Isto é o Rio de Janeiro, uma cidade onde tudo acontece, sempre maravilhosa. Para relaxar lendo a coluna? Clica na foto e com certeza poderá ouvir gravações de excelência.

MARTINS – O grande pianista João Carlos Martins visita a cidade e encanta com sua genialidade o palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no próximo dia 30 às 20h30. Jamais esqueci o dia em que vi João Carlos tocar os dois cadernos dos Prelúdios e Fugas de Bach de memória, e reconheço que me marcou para toda a vida. Lógico que ele tocava com as duas mãos,aliás diabólicas sem nunca ferir o estilo de Bach. Agora depois de todos os problemas que se tornaram,na verdade, uma renovação de sua vida musical,o público carioca poderá ver o grande artista como solista do Concerto para Mão Esquerda de Maurice Ravel, obra belíssima escrita pelo compositor francês para um amigo,exatamente o pianista austríaco Paul Wittgenstein,que perdera o braço direito na Primeira Guerra Mundial,em um combate. Nossa querido pianista João Carlos continua seu sonho de estar nos palcos, levar sua música e sua arte, ser aplaudido e jamais perder a garra de estar em cena, regendo ou tocando, mesmo que com a mão esquerda,aliás um feito muito heróico e dificílimo. Martins trouxe o seu conjunto, a Orquestra Filarmônica Bachiana SESI-SP e conta no concerto do Rio de Janeiro, com a regência do maestro Roberto Minczuk. No programa além de Ravel, obras de Piazzolla e Morricone. Muitas emoções. Ingressos e informações: 2332-9191.

NELSON – A coluna dá o BRAVO ao pianista Nelson Freire que ganhou o 14º Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Música Clássica, com o CD Brasileiro- Villa-Lobos & Friends da gravadora Decca.

MALUF – O maestro Jamil Maluf ,atual titular da Orquestra Experimental de Repertório,será o regente  do último concerto da Série Ônix da OSB Ópera & Repertório, dia 29 às 20h,no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. No programa a ópera A Carreira do Libertino de Igor Stravinsky tendo nos papéis principais o tenor Emilio Pons,de cidadania alemã e mexicana e a soprano cubana Elisabeth Caballero. Ingressos e informações: 2332-9191. 

OPES – A Orquestra Petrobrás Sinfônica volta ao palco da Cidade das Artes nos dias 30 de novembro às 20h e 1º de dezembro às 11h para dois concertos da Série Iberê Camargo. O programa será regido por Felipe Prazeres e como convidado o violoncelista Miguel Braga,de apenas 14 anos, que se formará no próximo dezembro após fazer parte da primeira turma da Academia Juvenil da Orquestra Petrobrás Sinfônica,onde começou seus estudos aos oito anos. No programa Instantes II de Prados de Ernani Aguiar,Concerto para Violoncelo em Dó Maior de J.Haydn e aSinfonia nº7 em Lá Maior op.92 de L.V.Beethoven e no concerto do dia 1º os alunos da Academia Juvenil da OPES,executarão o Concerto Grosso op.6 nº4 de Arcangello Corelli e a Ária da 4ª Corda de J.S.Bach. Para compra de ingressos e maiores informações: 3410-2768.

OSB – A Orquestra Sinfônica Brasileira faz homenagem aos dois séculos da 7ª Sinfonia de L.V.Beethoven no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro,no concerto que será realizado dia 1º de dezembro às 11h,na Série Concertos da Juventude com regência do maestro Roberto Minczuk. O concerto terá a participação do Coro de Crianças da OSB,interpretando várias canções. Informações e ingressos: 2332-9191 e 2332-9005. 

CANDELÁRIA – O Projeto Candelária apresenta dia 1º de dezembro às 16h, a Orquestra de Cordas de Volta Redonda com regência da maestrina Sarah Higino com entrada franca. Informações: 2233-2324.

NOVA VIDA -  Dia 3 de dezembro às 19h30 é dia de concerto na Série Instrumental Nova Vida, a série no agradável bairro de Botafogo,com apresentação do baixista Adriano Giffoni, que começou sua carreira aos 15 anos de idade. Com ampla produção de CDs, livros, artigos, DVDs, Song Books assim como trilhas sonoras para cinema e TV,a platéia poderá apreciar a arte de Giffoni, após um bate-papo com o músico, produtor e diretor Téo Lima. O evento será na Igreja Cristã Nova Vida, Rua General Polidoro 165,com entrada franca. Informações: 2541-0922.

BH- Para os leitores que estiverem em Belo Horizonte,a coluna sugere um excelente concerto dia 3 de dezembro às 20h30, no Grande Teatro do Palácio das Artes,com regência do festejado maestro Fábio Mechetti e como solista o pianista italiano Benedetto Lupo,que infelizmente não virá ao Rio,como solista do Concerto para Pianoem Sol Menor op.33 de Dvorak. No programa a Suíte Brasileira de Alexandre Levy e a execução de uma das mais fantásticas páginas da literatura musical que é a Sagração da Primavera de Igor Stravinsky, que completa neste ano de 2013 100 anos da sua estréia. Informações: (31) 3236-7400.

LIVRO – Lançamento esperado do livro Música no Museu 15 anos depois de Sergio da Costa e Silva, onde o autor conta todas as histórias, trajetórias,sucessos tudo muito bem ilustrado com muitas fotos e depoimentos de artistas que se apresentaram na Série Música no Museu ao longo destes 15 anos com muito mais de 5000 concertos. O evento será dia 2 de dezembro a partir das 19h, na Livraria Argumento do Leblon, rua Dias Ferreira 417,onde Sergio dará seus autógrafos. Informações: 2239-5294.

US$105 mil – Quem vai ganhar o cobiçado prêmio? Prova semifinal  hoje às 14h no Instituto Italiano di Cultura e prova final dia 29 às 14h no mesmo local,onde será conhecido o grande vencedor que levará o prêmio de uma bolsa de estudos no valor de U$ 105. Informações: 3534-4300.

Dica da semana - Gravação com tantas estrelas, uma raridade.