Agenda: violoncelista, pianista e estreia mundial de obra agitam semana

Após os últimos acordes da Bienal de Música Contemporânea, que foi um sucesso de público,de organização e sobretudo com a  presença dos mais importantes compositores brasileiros,a semana terá a visita de um grande violoncelista, um grande pianista , a estreia mundial de uma obra, e como sempre muita música de câmara com concertos para a escolha dos leitores. Quer um fundo musical para a leitura? Basta clicar a foto e o melhor da música clássica estará na tela. 

MENESES-  O grande violoncelista Antonio Meneses, pernambucano de Recife, e considerado como uma dos maiores artistas da atualidade em seu instrumento, é o convidado especial do quarto concerto da Série Ametista da Orquestra Sinfônica Brasileira no próximo dia 12 de outubro, às 20h,no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, quando dividirá o palco com o maestro Roberto Minczuk, regente titular do conjunto. Antonio e Roberto farão a estréia brasileira de Silouans Song, do compositor estoniano ArvoPärt. Composta em 1990 para orquestra de cordas, a obra tem o perfil religioso,o que confirma o compromisso do compositor com as tradições da Igreja Ortodoxa Russa, suas convicções como criador,seu credo e seu estilo de composição. Após a execução da obraos dois artistas voltam ao palco,para juntos,mais uma vez, brindarem o público com o Concerto para Violoncelo em Mi Menor, Op. 85de Elgar,  que é uma obra obrigatória no repertório dos  violoncelistas de carreira. Finalizando o programa a Sinfonia n°4 em Mi Bemol Maior, também chamada Romantica, do austríaco Anton Bruckner. Ingressos no local e  maioresinformações: 2332?9005 / 2332?9191. 

STEUERMAN – A Orquestra PetrobrásSinfônica realiza mais uma estréia mundial no dia 11, às 20h,noTheatroMuncipal do Rio de Janeiro,onde ganhará vida obra Duas Danças Latino-Americanas do compositor brasileiro Ronaldo Miranda,encomendada pela OPES. No mesmo concerto outra presença bem festejada do pianista carioca Jean Louis Steuerman que será solista do Concerto nº1 para Piano e Orquestra op.13 de Britten. Regendo todos o maestro Carlos Prazeres,antigo assistente do maestro Isaac Karabtchevsky na OPES entre 2005 e 2012 e na atualidade, regente titular da Orquestra Sinfônica da Bahia.Ainda no programa a Sinfonia nº 5 em Dó Menor op.67 de Beethoven, considerada uma das obra mais populares do planeta. Para este concerto os ingressos são vendidos no local ou informações: 2332-9191 ou 2332-9238 . 

ROHR – A artista Luzia Rohr  recebeu no último dia 26 de setembro a Ordem do Mérito Carlos Gomes,no grau de Comendadora,  com a Medalha Carlos Gomes, em evento realizado em São Paulo pela Sociedade Brasileira de Artes Cultura Ensino (SBACE), reunindo grandes nomes do meio musical na capital paulista.O BRAVO da coluna e votos de sucesso na carreira. 

MIGNONE – O saudoso compositor Francisco Mignone está sempre entre nós,desta vez com o seu musical infantil Godó,o Bobo Alegre baseado no livro de Pedro Bloch. A realização estará a cargo da competente Maria José Chevitarese, idealizadora e diretora geral do evento, que contará também com a direção cênica de Morena Cattoni e regência de Cyrano Moreno Sales e Alice Nascimento. Dia 11 às 14h30 e dia 12 às 16h,no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ, com entrada franca. A coluna sugere o evento para homenagear o Dia da Criança. 

SALA – Lauro Gomes apresenta e dirige o programa Sala de Concerto,diretamente do Auditório Lorenzo Fernandez,do Conservatório Brasileiro de Música,no próximo dia 11,às 17h,tendo como convidados a soprano Gisele Diniz e o pianistaEdilson Leal. A entrada é franca e a dica de sempre da coluna é acessar a Rádio MEC para ouvir o programa de casa,docarro,de uma sala de espera,ou até andando no calçada. Música é sempre bom para a alma. 

MÚSICA NO MUSEU -  A série diária apresenta hoje, às 12h030, no Real Gabinete Portugues de Leitura,o violonista Danilo Alvarado,dedilhando no programa obras de Villa-Lobos, Frank Martin, Luigi Legnani,Tacuchian e Ginastera. Dia 11,às 15h,no Centro Cultural Justiça Federal, apresentação da RandersBigBandda Dinamarca,com programa sobre os Clássicos da Dinamarca. Dia 12,às 11h30,no Parque das Ruinas, concerto especial do Dia das Crianças com Os Pequenos Mozart tocando obras de Vivaldi, Mozart, Pixinguinha e Folclore brasileiro.Dia 13 às 11h30, no Museu de Arte Moderna, Jurema Fontoura, mezzo soprano e Maria LuisaLundberg, piano. No programa J. Siqueira, R. Miranda, Villa-Lobos, E. Granados,Villani-Côrtes, A. Nepomuceno,C. Gomes, G. Verdi e  G. Bizet. Dia 14 às 12h30,Real Gabinete Portugues de Leitura,violonistaVicente Miranda, executando páginas de J.S Bach;Tarrega, F.M Torroba, Agustín Barrios, Villa Lobos e João Pernambuco. Dia 16 às 12h30,noCentro Cultural Banco do Brasil, concerto da Camerata Dias Gomes,fazendo um programa Bach, Mozart, Dvorak, Chiquinha Gonzag e  Ernesto Nazareth. Todos os concerto são com entrada franca.

Na majestosa Dica da semana, o 4º Movimento da Sinfonia de Saint Saëns, realeza pura