A coluna sugere gravações de excelência, lançamentos e o que há de melhor no mercado, para os leitores que desejam começar uma coleção de CDs ou mesmo para os que procuram uma novidade ou querem aumentar suas discotecas.
HANDEL E PURCELL – O CD Sound the Trumpet apresenta o mundo da música de Haendel e Purcell por um dos melhores conjuntos da atualidade, o The English Concert, referência ao longo de mais de quatro décadas, com gravações sofisticadíssimas, como as memoráveis leituras dos Concertos para 1, 2, 3 e 4 para cravos de Bach. Em leitura também primorosa, a coluna sugere este CD com o conjunto inglês, sob a batuta do mestre Trevor Pinnock, tendo como solista uma das mais expressivas e talentosas trompetistas do momento, Alison Balsom, conhecida, aliás das plateias brasileiras. O som solene e real do trompete tem em Alison uma de suas maiores cúmplices, com vários prêmios recebidos ao logo do ano passado. O cravista e regente Trevor Pinnock é um músico tido como um mestre na melhor concepção da música barroca, sempre bordada por seu requintado bom gosto. Excelente gravação.
>> SOUND THE TRUMPET
Royal Musico f Purcell na Haendel
The English Concert
Alisom Balsom,trompete
Trevor Pinnock,regente
EMI CLASSICS
5099944032920
ASM 35 – Com uma edição de luxo e limitada, foi lançada a caixa com 40 CDs celebrando os 35 anos de carreira da célebre violinista alemã Anne-Sophie Mutter, ASM, que vem acompanhada de um livro com inúmeras fotos de seus concertos, incluindo textos em inglês, francês e alemão.
É uma verdadeira maravilha para os amantes do violino a possibilidade de poder ter, em uma caixa somente, as melhores gravações do planeta. Imaginem todos os concertos para violino e orquestra de Mozart, Beethoven, Bartok, Mendelssohn, MaxBruch, Brahms,Tchaikovsky, Alban Berg, Stravinsky e Sibelius. Simplesmente as integrais das Sonatas para Violino e Piano de Beethoven, Mozart, Brahms assim como as Sonata de Cesar Franck, Debussy, Prokofiev, Fauré e Schumann. Também todos os trios para piano, violino e violoncelo de Mozart, Mendelssohn e Beethoven e para finalizar As Quatro Estações, de Vivaldi, com a regência de Karajan.
São primorosas gravações de toda uma vida desta grande virtuose que, após ficar viúva, se casou com o maestro André Previn, de quem se divorciou quatro anos depois. Mãe de dois filhos passando dos 19 anos, tem a carreira como lema de sua vida.
É simplesmente o máximo poder reunir todas as obras que fazem parte da literatura do violino, com inesquecíveis gravações, célebres regentes e parceiros em uma coleção de 40 CDs. Anne-Sophie é considerada como uma das mais perfeitas violinistas do século, usando em seus concertos dois raros instrumentos, que são dois violinos Stradivarius.
>> ASM 35 – THE COMPLETE MUSWICIAN 35 YEARS ON STAGE
Anne-Sophie Mutter,violino
Várias orquestras, regentes e artistas
DEUTSCHE GRAMMOPHON
0289 477 9464 6 40CDs
ADD/DDD