Agenda:15 a 21 de novembro - concerto especial terá até marchinha de Carnaval

Semana com feriado, mas com muitos recitais e concertos, dois festivais com casas lotadas, orquestras se apresentando, o Rio agitado durante as próximas semanas e um concerto com marchinhas antecipando o carnaval. É só conferir.

FESTIVAL VILLA-LOBOS – Segue o festival, com várias opções para todo tipo de gosto musical. Hoje, às 16h, no Museu Villa-Lobos, a contadora de histórias Rebeca Queiroz apresenta O Brasil de Tuhú. No mesmo local, às 18h, Conjunto Villa-Lobos in Jazz, com Otávio Garcia, Felipe Poli, Ozias Gonçalves e Fernando Corona. O Quarteto Radamés Gnattali faz recital dentro do festival, às 19h, na Escola de Música da UFRJ, no Salão Leopoldo Miguez. Dia 16, às 19h, também no local, Salão Leopoldo Miguez, Art Metal Quinteto, com Jessé Sadoc, Wellington Moura, Antonio Augusto, João Luiz Areias e Eliezer Rodrigues. No mesmo dia, às 20h, no Espaço Tom Jobim, será a vez de Yamandu Costa, violão, e Renato Borghetti, acordeão. Dia 17, às 19h, no Salão Leopoldo Miguez, recital do violoncelista Antonio Lauro Del Claro e pianista Lucia Barrenechea. Dia 18, às 11h, no Jardim Botânico/Gramado do Centro de Visitantes, Luzeiro de Paquetá, com Antonio Rocha, Rui Alvim, Pedro Paes, Aquiles Moraes, Everson Moraes,Thiago Osório, Magno Julio e Marcus Thadeu. No mesmo horário, às 11h, mas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Quinteto Villa-Lobos, formado por Rubem Schuenck, Luis Carlos Justi, Paulo Sergio Santos, Philip Doyle e Aloysio Fagerlande, mais a violinista Gabriela Queiroz e Orquestra Sinfônica da UFRJ, com regência de Roberto Duarte. Mais um concerto no dia 17h, no Espaço Tom Jobim, OSB Ópera & Repertório com a pianista Midori Maeshiro e Abel Rocha, regente. Já no Salão Leopoldo Miguez, às 19h, Concerto de Encerramento do 5º projeto Furnas Geração Musical. Dia 19, às 18h30, no Museu Villa-Lobos, Duo Veredas, com Ayran Nicodemo e Murilo Alves. Dia 20, às 18h30, também no Museu Villa-Lobos, Weslley Correa e Ramon Theobald. No mesmo dia, às 20h, no Museu Villa-Lobos, Quarteto Guanabara, com Daniel Guedes e Gabriela Queiroz, Daniel Albuquerque e Marcio Mallard. Dia 21, às 20h, no Museu Villa-Lobos,Trio 3-63 com Andrea Ernest Dias, Marcos Nimrichter e Marcos Suzano. A maioria dos concertos do festival é com entrada franca.

MÚSICA NO MUSEU – Continua  o V Festival Internacional de Sopros, organizado pelo projeto Música no Museu. Hoje, às 18h, no Centro Cultural Justiça Federal, recital do super flautista Eduardo Monteiro. Dia 16, às 15h, também no Centro Cultural Justiça Federal, recital da soprano Priscilla Cadette, oboísta Harold Emert e pianista Claudio Vettori. Dia 17, às 15h, no Centro Cultural Banco do Brasil, Rouge Trio, com Johanna Cox, oboé, Michael Bartnik, clarinete, e Gabriel Beavers, fagote. Dia 18, às 11h30, no Museu de Arte Moderna, fagotista Richard Meek, Quarteto Legatto, com os violinistas Alexei Henriques e Ivan Scheinvar, violista Luciano de Castro e violoncelista Denise Emmer. Dia 19, às 12h30, no Centro Cultural Justiça do Trabalho, oboísta Jefferson Nery, clarinetista Marcio Costa e fagotista Efraim de Carvalho. Dia 20, às 20h, no Iate Clube do Rio de Janeiro, oboísta Eric Ohlsson e pianista Deloise Lima.

SALA – O programa Sala de Concerto, produzido e apresentado por Lauro Gomes, diretamente do Estúdio Alceo Bocchino, da Rádio MEC, convidou para hoje, às 17h, o violoncelista Julian Arp e os pianistas Caspar Frantz e Luiz Gustavo Carvalho. Quem não puder ir, tem como dica ouvir de casa. O recital é com entrada franca.

OSB – O próximo concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira, na Série Ametista, será dia 17, às 20h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, tendo como regente José Luis Gomez. No programa a Sinfonia nº2  em Si Bemol Maior de Schubert e a Sinfonia nº2 op.27 de Rachamaninov. Ingressos no local.

DESAFIOS – A Série Desafios Musicais apresenta dia 17, às 16h, no aconchegante cinema do Centro Cultural Justiça Federal, mais uma sessão comentada de videoconcertos. Desta vez serão ouvidas obras de Mozart e Marcos Portugal. Os ingressos poderão ser adquiridos no local.

OPES – A Orquestra Petrobras Sinfônica terá um concerto muito especial, no próximo dia 21, às 20h, no Teatro OI Casa Grande. Com a orquestra será apresentada a banda de carnaval Bangalafumenga, e vão tocar juntos marchinhas de carnaval, todas muito conhecidas do público, com regência de Carlos Prazeres. Ingressos no local. No dia anterior, dia 20, às 16h, na Fundição Progresso, ensaio aberto com o mesmo programa.

QUARTAS – Músicos da OSB se apresentam com formação de câmara na Série Quartas Clássicas, com a Orquestra Sinfônica Brasileira, dia 21, às 19h, no Auditório do BNDES. Entrada franca.

DICA DA SEMANA