Agenda de 29 de março a 4 de abril 

OSB - O início da temporada da Orquestra Sinfônica Brasileira será no Teatro Odylo Costa Filho, na UERJ, dia 31, às 16h, com o primeiro concerto da série Concertos Especiais, eventos que serão realizados com entrada franca. O concerto terá o como regente, Roberto Minczuk, maestro titular do conjunto e como convidado, o pianista palestino Saleem Abboud Ashkar que será solista do belíssimo "Concerto nº1 para piano e orquestra" de Brahms. Completando o programa “Frevo” de Claudio Santoro e ainda duas obras de Richard Strauss  “Don Juan, Op. 20” e “Till Eulenspiegels lustige Streiche, Op. 28”. O concerto será repetido dia 1º de abril em Brasília.

FINEP – O Espaço Cultural FINEP completa, este ano, 20 anos de atividades, tendo realizado concertos, recitais e óperas ao longo de duas décadas de atuação. O local é muito agradável, ótimo piano, tem a coordenação do competente Helder Castro e a curadoria das pianistas Maria Josephina Mignone, Ilze Trindade e do produtor e apresentador Lauro Gomes. Para inaugurar a temporada de 2012, o público será brindado com a ópera “Maria Tudor – Cenas principais” de Carlos Gomes que foi montada, imaginem, pela última vez no Brasil em 1959! Na montagem atual a personagem central, Maria Tudor, será vivida pela soprano Marina Considera; Giovanna terá a voz da soprano Magda Belloti; o tenor Ivan Jorgensen será Fabiano Fabianni; o barítono Manuel Alvarez será Don Gil. Com libreto de Emilio Praga / Zanardini / Fontana, terá as participações da pianista Eliara Puggina e do regente do Coro Evandro Rodriguese. A direção geral é de Lauro Gomes.

A obra é considerada uma das mais belas de Carlos Gomes e se destaca por suas audaciosas harmonias. Sempre à frente de seu tempo, o compositor é o primeiro artista brasileiro a visitar os palcos europeus. A estréia será dia 03, às 18h30, no espaço Cultural FINEP com entrada franca. Nova récita está marcada para o dia 10 de abril, no mesmo horário e local, também com entrada franca.

DESAFIOS MUSICAIS – A série iniciará este mês a utilização das mídias em Blu-Ray nos videoconcertos, com a Sinfonia nº 5 op. 64 de P.Tchaikovsky. A gravação foi realizada na Salle Pleyel, em Paris, com a Mariinsky Orchestra regida por Valer Gergiev. Na primeira parte será exibido o Concerto nº 1 para piano e orquestra do mesmo compositor russo, com a orquestra Filarmônica de Berlim, regida pelo carismático Herbert von Karajan, tendo como solista o pianista Aléxis Weissenberg. Produção de Saulo Chermont. Dia 31, às 16h, no Centro Cultural Justiça Federal com ingressos no local.

ÁRIAS – Um sucesso o concerto “Uma noite na Ópera”, com árias e duetos de óperas famosas como Don Giovanni de Mozart, Carmen de Bizet, entre outras, realizado na Sala Baden Powell.

LIVRO - O compositor Edino Krieger será homenageado no próximo dia 31, às 18h30, com concerto da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Na ocasião será lançado o livro “Edino Krieger, crítico, produtor musical e compositor” da pesquisadora Ermelinda Paz. O evento será no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música com entrada franca.

ZARZUELAS – “UmaViagem ao Mundodas Zarzuelas”, com a soprano Helen Heinzle, o baixo-barítono Leonardo la Greca e a pianista Viviane Sobral, é evento programado para dia 30 de março, às 17h, no programa Sala de Concerto transmitido diretamente dos estúdios da Rádio MEC-FM. Pode assistir também no auditório da emissora com entrada franca.A produção é de Lauro Gomes.

MOURA CASTRO – O pianista é o homenageado do programa Música e Músicos do Brasil do dia 31, às 16h, na Rádio MEC-FM. Moura Castro fala de sua carreira como pianista e professor, e de sua vida nos Estados Unidos. A com produção de Lauro Gomes.

MÚSICA NO MUSEU – A única série de concertos diários no país,apresenta hoje, às 12h30, no Museu Nacional de Belas Artes, a pianista Mônica Kudiess. No programa obras de Debussy e Chopin. Dia 30, às 12h30, no Museu Histórico Nacional, Duo Suoni e Silenzi formado pelo flautista Rubens Küffer e a cravista Rita Cabus. Obras de Francesco Mancini, Francesco Barsanti, Scarlatti e Corelli. Dia 31, às 19h, no Clube A Hebraica, Coral Al-Shalon, com repertório de música tradicional judaica. Dia 4 de abril, às 12h, no Teatro SESC, recital de Yamandu Costa. Todos os concertos da série são com entrada franca.

SÃO JOSÉ – Recital do tenor Alexandre Longo e da organista Graça Braga, dentro da série “Quinta Musical na São José”,dia 29, às 12h30, na Igreja de São José. Obras de Beethoven, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga e Francisco Mignone. A entrada é franca.

TRIO – O Trio de Ventos do Rio, formado por flautistas é o convidado do projeto “Rio Música” do Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola, dia 29, às 19h30, com ingressos no local.

OPES – Músicos da Orquestra Petrobrás Sinfônica, sob a regência de Felipe Prazeres, fazem o concerto da série “Mestre Athayde” na Igreja Nossa Senhora da Conceição, dia 31, às 16h. No programa o Octeto de Mendelssohn para cordas em Mi bemol Maior. A entrada é franca.

As Orquestras já começam suas temporadas, vários recitais de música de câmara, e o Rio de Janeiro vai começando a aquecer a temporada de 2012. Mais uma vez a coluna faz um apelo ao nosso Prefeito Eduardo Paes, que é tão sensível aos eventos culturais, abrindo sempre o Palácio da Cidade para lindos concertos, que nos ajude com a liberação, o mais rápido que seja possível, do Theatro Municipal do Rio, pela Subsecretaria Municipal de Defesa Civil. O boletim é o de nº 2043/12, e pode ser requisitado para consulta. O Rio precisa do Theatro Municipal para a realização dos concertos. A coluna agradece, desde já, ao Prefeito Eduardo Paes.

DICA DA COLUNA