Agenda da semana - 15 a 21 de março

A temporada  começa a ser delineada e o exemplo do Rio de Janeiro, capital cultural do país, é de extrema inteligência. Jamais poderíamos imaginar o que aconteceria com os três prédios ao lado do Theatro Municipal, assim como jamais poderíamos imaginar e saber que a Cidade da Música teria tantos problemas quanto os que são divulgados, imaginemos ainda os que não são. Com todo este Prelúdio de situações, temos que ser positivos, não dramatizar e sobretudo realizar. A Orquestra Petrobrás Sinfônica começará sua temporada com a série Djanira na próxima semana sob a regência de seu maestro titular, Issac  Karabtchevsky e a Orquestra Sinfônica Brasileira também começa sua temporada em março sob a regência de seu maestro titular, Roberto Minczuk. Ao longo da semana vamos informar a temporada completa da Orquestra Petrobrás Sinfônica assim como da Orquestra Sinfônica Brasileira e damos os parabéns ao Rio por ter cultura e superar todo tipo de problemas.

Desejamos um ano dourado,com muita música clássica e superações. Vamos pensar em desdramatizar as situações e seguir em frente sem nenhum tipo de comparações, cada cidade é única, tem sua personalidade e o nosso Rio é único,é a cidade maravilhosa. Ainda bem que existem leis de fomentos, patrocinadores que investem na cultura da cidade.

QUARTETO – O Quarteto Radamés Gnattali faz concerto hoje, às 19h30 no Centro de Referência da Música Carioca Arthur da Távola, dentro do projeto “Rio Música”.  Além do programa ser dedicado ao compositor Heitor Villa-Lobos,terá também o lançamento do CD e DVD “Villa-Lobos: Integral dos Quartetos de Cordas” que a coluna fez a crítica no começa da semana. Como dissemos o registro é belíssimo e faz parte da memória de nosso Villa. Ingressos no local.

UNIRIO – O concerto de hoje, às 10h, na Sala Villa-Lobos na Unirio tem como convidados a flautista Larena Franco, o clarinetista Mateus Falkemback, o violoncelista Hugo Pilger e o pianista Danilo Jatobá.

SALA – O programa Sala de Concerto do dia 16, às 17h, no Estúdio Sinfônico Maestro Alceo Bocchino, apresenta o tradicional e talentosíssimo DUO MILEWSKI formado pelo violinista Jerzy Milewski e pela pianista Aleida Schweitzer além da participação do violonista Yuval Ben Lior. No programa obras de Wieniawski, Mynarski, Bacewicz, Paderewski, Debski e composições de Bem Lior. Entrada franca e transmissão diretamente da Rádio MEC/FM. A produção e apresentação é do competente Lauro Gomes.

UFF – Ótima surpresa o concerto da Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense regida por nosso querido maestro Henrique Morelenbaum, que estava fazendo falta nos palco da cidade, tendo como solista o clarinetista Marcio Costa. Dia 21, às 12h30, no Teatro Municipal de Niterói no projeto  Spettacolo: Encontro Itália-UFF . No programa obras de Albinoni, Rossini, Mascagni, Morricone e Tchaikovsky. Ingressos no local.

VIOLÃO – Recital do violonista Bruno Soares, dia 17, às 17h, no Centro Cultural Justiça Federal, na Sala de Sessões. Ingressos no local.

COLOMBO – A tradicional série Chá com Música, na Confeitaria Colombo da cidade apresenta o violoncelista Ricardo Santoro, a gaita de José Staneck e o piano de Sheila Zagury. No programa Piazzolla e Villa-Lobos com  ingressos no local.

ACM – A série Solos e Duos convida para recital dia 20, às 20h, no Teatro da Associação Cristã de Moços, a soprano Fátima Scalzo, o barítono Ricardo Knupp e o pianista Ilem Vargas. No programa obras de  Webber, Cukor, Gershwin, Bernstein e Allen. Ingressos no local.

DUO – A série Sessão de Música recebe dia 21, às 16h, no Centro Cultural Justiça Federal o Duo Uniarte formado por Omar Fadul, flauta e Tibor Fittel ao piano. Programa com obras de Mozart, Rietz, Fadul, Fittel e Nielsen. Ingressos no local.

GOTTLIEB – Os comentários de Marcel Gottlieb tornam o ambiente da Musicativa muito freqüentado por pessoas que gostam de música e fazem dos encontros uma maneira de aprender música. Apresentação de DVDs. Ingressos para as aulas no local.

MÚSICA NO MUSEU – A série continua com seus concertos apresentando hoje,às 18h,no Centro Cultural Justiça Federal, o violonista Gaetano Galifi com obras de Turina, Chopin e Paganini. Dia 16, às 15h, também no Centro Cultural Justiça Federal, concerto do Grupo Villa-Lobos in Jazz. Dia 18, às 11h30, no Museu da República, pianista Mônica Kudiess, programa Chopin e Debussy. Dia 20, às 12h30, no Clube de Engenharia, pianista Marcos Leite apresenta obras de Carlos Gomes, Franz Ventura, Camargo Guarnieri e Ernesto Nazareth. Dia 21, às 19h30, no Iate Clube do Rio de Janeiro, pianista João Carlos Assis Brasil com programa dedicado a Ernesto Nazareth.

DICA DA COLUNA