Agenda da semana – de 20 a 26 de outubro

SÃO PETERSBURGO – A Orquestra Sinfônica de São Petersburgo é a grande atração da série Dell’Arte Concertos Internacionais, dia 24, às 20h30, trazendo o regente Vladimir Lande e, como solista, o pianista Maxim Mogilevsky.

O conjunto foi fundado em 1931, dividindo com a Filarmônica da cidade o espaço da Philharmonia local e se notabilizou durante a Segunda Grande Guerra, quando seus músicos animavam, então, a população de São Petersburgo, sitiada e sob constante bombardeio nazista.

Após um período com o competente e carismático maestro Yuri Temirkanov, a orquestra foi entregue à competência do maestro Alexander Titov.

O programa reflete a beleza e o poder da música russa com a abertura da ópera  Russlan e Ludmilla de Glinka, além do Concerto para Piano nº1 de Tchaikovsky, e por fim, o eletrizante Quadros de uma Exposição, de Mussorgsky, com orquestração do célebre Ravel.

OSB – A Orquestra Sinfônica Brasileira convidou o maestro italiano Alberto Veronesi para reger o próximo concerto da série Ônix, às 20h, no Teatro Municipal, com obras de Ligeti, Kodaly e Dvorak no programa.

O regente italiano acaba de ser nomeado diretor musical da orquestra da Ópera de Nova York, para a temporada 2011 e 2012. Será solista do belíssimo Concerto para Violoncelo de A. Dvorak, fazendo sua estréia no Rio, a violoncelista russa Nina Kotova , especialista das  obras do compositor tcheco.

Um dado extremamente excitante e importante para uns, interessante para outros, é que a artista toca em um violoncelo Stradivarius, datado de 1673, e que foi da grande violoncelista Jaqueline Du Pré, casada, então, com o pianista e maestro Daniel Barenboim. A coluna adora um Stradivarius pelo seu poder e qualidade de som assim como seu valor de mercado.

 DESAFIOS – A série de videoconcertos Desafios Musicais, que conquistou o público nas tardes de sábado, programou para o dia 22, às 15h30, no Centro Cultural Justiça Federal, um programa muito atraente aos ouvintes. Serão apresentadas as Sonatas para Piano e Violoncelo, de Beethoven e de César Franck, e o Concerto Duplo para Piano,Violoncelo e Orquestra – Oferenda Romântica, de Shchedrin. Boa música será, sem dúvida, ouvida. Ingressos no local.

 UFRJ – A soprano Veruschka Mainhard, o tenor Ricardo Tuttmann, os pianistas Luiz Senise e Ana Paula Alencar assim como o Trio da UFRJ, formado pelo pianista Luciano Magalhães, o violinista Mateus Ceccato e o violoncelista Marco Catto, fazem um concerto com um programa bem variado, dia 21, às 18h30, na Sala da Congregação da Escola de Música da UFRJ com entrada franca.

 DUO – O duo de violoncelo e piano, formado por Paulo Santoro e Maria Teresa Soares, é o convidado do programa Sala de Concerto, dia 21, às 17h na Rádio MEC com entrada franca e transmissão ao vivo.

 CANTO A mezzo-soprano Patrícia Peres e a pianista Talita Peres estão programadas no Conservatório Brasileiro de Música, dia 21, às 17h30, com entrada franca.

 CORAL – A Igreja São Judas Tadeu abrirá sua portas para um concerto especial com o Coro da Somusica, regido por Ilem Vargas, dia 23, às 15h, com entrada franca.

 CORDAS – O I Encontro de Cordas Dedilhadas do Conservatório Brasileiro de Música apresenta o concerto da Camerata de Violões da instituição com os solistas Adriano Furtado e Rudá Brauns, dia 24, às 18h30, no Auditório do CBM, com entrada franca.

 CHÁ – A soprano Magda Belloti , a mezzo-soprano Carolina Faria e o pianista Evandro Rodrigues são os convidados da série Chá com Música, dia 25, às 17h, na Confeitaria Colombo, com um programa dedicado aos compositores brasileiros. Ingressos no local.

 UNIRIO – A série Unirio Musical programou o recital do pianista Ronal Silveira para dia 25, às 19h, na Sala Villa-Lobos com um programa Liszt. A entrada é franca.

 CRIANÇAS – O projeto “Mobilidade Sonora” apresenta a Orquestra Filarmônica Villa-Lobos e as Crianças, tendo Sérgio Barbosa como regente.

O concerto será dia 26, com dois horários, às 10h30 e 14h30. Será um concerto didático apresentando a vida e a obra de Bach, Haendel,Vivaldi, Mozart e Villa-Lobos. A entrada será mediante distribuição de senhas uma hora antes do evento.

 CD – O recital de lançamento do CD “Mario Ulhoa e Daniel Guedes”, será dia 25, às 19h30, no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ, com os dois artistas autografando o CD após o recital, que será com entrada franca.

 MÚSICA NO MUSEU – Hoje às 18h, apresentação do duo Rangel de violoncelos no Centro Cultural Justiça Federal. Dia 21, às 15h, no mesmo local, pianista Artur Cimirro. Dia 22, às 11h30, concerto com a Orquestra do SindiRefeições no Museu Parque das Ruínas. Dia 23, às 11h30, no Museu de Arte Moderna, recital do Trio Amadeus formado por Marcelle Chagas, harpa e voz, o violonista Fábio Lopes e o violinista Rafael Marcenes. Dia 24, às 12h30, no Clube de Engenharia, pianista Fernanda Maria Cruz. Dia 25, às 18h, no Museu do Exército/Forte Copacabana, será a vez do Quarteto Kiko Horta. Dia 26, às 11h30, no Memorial Getúlio Vargas, nova apresentação do Duo Rangel, de violoncelos. Os concertos são todos com entrada franca.

DICA DA COLUNA: