O "sabor" da música que encanta o cliente

A expressão branding deriva do trabalho de gestão de marcas em que ações são realizadas para que uma marca seja reconhecida por aspectos que ela “escolheu” para se comunicar com o público. Esses aspectos podem variar conforme as sensações sentidas pelo olfato, visão, tato e audição, por exemplo. A percepção da marca junto ao seu público, graças a alguma dessas exterioridades, tem se tornado uma poderosa ferramenta de marketing para firmar identidade, criar conceitos e mostrar aos clientes qual o posicionamento de seu negócio.

Atualmente, o music branding é uma das vertentes que estão sendo utilizadas por bares e restaurantes para fidelizar clientes através de uma programação musical que seja coerente com o tipo de estabelecimento, culinária, proposta de atendimento e, claro, que seja agradável para o momento da refeição.  A associação de músicas com perfil do bar ou restaurante confere ao local uma identidade sonora inconfundível, fazendo o cliente saber onde está, mesmo de olhos fechados.

Passar um conceito desejado para o cliente exige ações que devem ser planejadas com foco na uniformidade das mensagens transmitidas e, neste aspecto, a música é muito eficiente, pois ela deixa o cliente à vontade por meio da ativação do sistema límbico, parte do cérebro responsável pelas emoções, sentimentos e a motivação, que estimulam também as ondas cerebrais que trabalham nossas lembranças. E nada do que fazer uma boa refeição acompanhada de uma trilha sonora agradável, prazerosa e marcante.

Com o serviço de music branding, a integração do cliente com o ambiente do bar ou restaurante acaba influenciando diretamente em suas emoções e no comportamento. O resultado é uma maior permanência do cliente no local, já que, para o momento, a experiência está sendo única e memorável, o que implica também no aumento do consumo da clientela.

Bares e restaurantes possuem públicos bastante específicos e para essa ambientação sonora alcançar seus objetivos, um estudo sobre o estilo do estabelecimento deve ser feito onde pontos como faixa etária, condição social e comportamento são abordados para se obter o máximo impacto. Com esses pontos bem definidos, a ambientação musical é bem sucedida, e os clientes, então, são capazes de ter a percepção de qual bar ou restaurante tem, além de uma boa comida, o seu estilo. 

Alexandre Casanova é diretor-presidente da ListenX, empresa voltada para o mercado de music brandi