Busca por cidadania

         A política supõe uma visão de conjunto. Esta se realiza quando existe a consideração do conjunto de realidades; quanto mais movimento, maior se torna a complexidade do conjunto.

         O exercício da política se torna indispensável para providenciar os ajustamentos necessários ao funcionamento do conjunto dentro de uma área específica. Assim, a possibilidade de cidadania plena das pessoas depende de soluções a serem buscadas localmente, um trabalho de construção que supõe a existência de individualidades fortes.

         O papel do lugar é determinante, ele é um espaço de experiência sempre renovada. Quanto mais diferentes entre si são os que convivem num espaço limitado, mais as ideias estarão ali para ser levantadas, cotejadas, e tanto mais profícuo será o debate que se estabelecer entre as pessoas.

         Na cidade, sobretudo menor, os efeitos da vizinhança parecem impor uma possibilidade de maior identificação das situações, graças à melhoria da informação disponível e ao aprofundamento das possibilidades de comunicação; a pessoa pode ultrapassar sua busca pelo consumo e entregar-se à busca pela cidadania.

         Na busca pelo consumo o que é perseguido é a reconstrução das condições materiais que permitem fortalecer o bem-estar individual ou familiar sem, todavia, mostrar preocupação com o fortalecimento da individualidade. Enquanto que a busca pela cidadania apontará para a reforma das práticas e das instituições.

         Na busca pela cidadania, a obtenção de uma visão sistêmica, ou seja, a possibilidade de enxergar as situações e as causas atuantes como conjuntos e de localizá-los como um todo, mostrando sua interdependência, é hoje imprescindível.

 

* Engenheiro