São Sebastião, mensageiro da paz

Na última sexta-feira teve início a trezena de São Sebastião, mensageiro da paz. Esta trezena, ou seja, treze dias de intensa oração e peregrinação pelo extenso território da arquidiocese, levando à frente a imagem do excelso padroeiro, São Sebastião, quer ser um hino de súplica pela paz em toda a nossa cidade. A imagem peregrina é uma réplica da imagem trazida por Estácio de Sá quando fundou esta cidade, há quase 450 anos.

 Estarei conduzindo a imagem do padroeiro de nossa cidade e de nossa arquidiocese em todos os lugares que estão previamente programados para receber a visita dele. A imagem peregrina do padroeiro da cidade visitará diversas comunidades carentes, órgãos públicos, paróquias, capelas, vicariatos, hospitais, idosos e enfermos. Para o povo acompanhar esta peregrinação foi gravado um CD com as músicas que o nosso povo canta em louvor a São Sebastião. Ouvimos no ano passado, durante a novena, o povo cantar com alegria esses louvores, e tivemos a ideia de gravá-los para partilhar com toda a arquidiocese. Significativa será a visita em todos os locais de peregrinação, com ênfase nas regiões pacificadas e as necessitadas de paz. Queremos atualizar o gesto de Nosso Senhor Jesus Cristo que, na sua trajetória entre nós, foi a todos os lugares: na alegria, na dor, na tristeza ele esteve presente. Jesus, agora, estará presente através do sinal e exemplo de nosso padroeiro, simbolizado em sua imagem peregrina. São Sebastião está no coração dos cariocas e seu exemplo faz de todos nós fortes na fé e resgata a identidade cristã do nosso povo.

 As visitas são intensas, conforme a programação que consta no site da arquidiocese (www.arquidiocese.org.br) e gostaria de transmitir na íntegra àqueles que me leem, convidando-os a sair de suas casas e, nas proximidades de sua moradia ou de seu trabalho, separar um tempo especial para entrar em intimidade com Jesus, na obra e na ação de São Sebastião, particularmente pelo que o santo mártir representa para nós, neste ano de maneira especial.

 Caros irmãos e irmãs, ser peregrino é ir ao encontro de alguém, que, para nós, cristãos, é a pessoa de Jesus Cristo recordando os que são seus fiéis imitadores, ou seja, os santos, e, consequentemente, o padroeiro de nossa cidade, São Sebastião. A Carta aos Hebreus demonstra o que é a fé na figura de Abraão, que sai da sua terra e permanece um peregrino rumo ao futuro por toda a sua vida; e este movimento abraâmico permanece no ato da fé. É um ser peregrino, sobretudo, interiormente, mas deve também expressar-se exteriormente. Às vezes, sair da mesmice do dia a dia, do mundo do útil, do utilitarismo, sair só para estar realmente a caminho rumo à transcendência; transcender-se a si mesmo, transcender o dia a dia para encontrar também uma nova liberdade, um tempo de reconsideração interior, de identificação de si mesmo, de ver o outro, de ver a Deus, e assim é também a peregrinação, sempre. A peregrinação não só é um sair de si em direção ao maior, mas também um ir junto. A peregrinação reúne todos, particularmente os que estão dispersos ou os que estão afastados: vamos juntos para o outro e assim encontramo-nos reciprocamente. É suficiente dizer que os caminhos que propomos aos fiéis, nos passos de São Sebastião na sua cidade, são um elemento na formação da unidade espiritual de nossa cidade e de nossa arquidiocese. Peregrinando, nesta trezena, encontraram-se, encontraram a identidade comum da cidade do Rio de Janeiro, e a sua vocação na santidade de São Sebastião.

No dia 20 de janeiro, feriado municipal, comemoraremos a festa do nosso padroeiro. Todos estão convidados. Eis os horários: 9h – missa solene na paróquia São Sebastião, Tijuca; 15h – Procissão: saída da Igreja de São Sebastião, na Tijuca, para a Catedral Metropolitana de São Sebastião; 16h30m – chegada da procissão na Avenida Chile, diante da Catedral, onde haverá a encenação do Auto de São Sebastião e a apresentação dos cânticos populares de São Sebastião com padres de nossa arquidiocese; 19h – missa solene encerrando a festa do padroeiro, no interior da Catedral Metropolitana de São Sebastião.

Queremos pedir paz para a nossa cidade por intercessão de São Sebastião! Que São Sebastião nos inspire a buscar e viver a paz na sua cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro!

*Arcebispo do Rio de Janeiro