Já expus minha preocupação e a de todo o trade turístico com a escolha do octogenário Pedro Novais, deputado pelo Maranhão, para ministro do Turismo. Pois bem, quero hoje me redimir e pedir desculpas ao bom velhinho – não aquele que nesta época é mensageiro de esperanças e nos brinda com sacos de bondade – pelo mau juízo que lhe fiz sobre sua vitalidade para o cargo em época de grandes eventos internacionais e turísticos, além dos pepinos e abacaxis que já são móveis e utensílios da pasta, ainda mais com verba tão parca.
É que ele nos surpreendeu a todos com uma performance de deixar o Alexandre Frota com inveja. Sem querer, por erro de algum assessor que já começa a subir o cadafalso para a guilhotina (que Deus o tenha), descobre-se uma nota de um motel, de mais de 2 mil reais, referente a uma “festinha” para 15 casais, num motel do Maranhão, apresentada para reembolso da Câmara.
Se alguma dúvida tínhamos sobre o vigor físico do provecto deputado, agora, podemos ficar sossegados, o velhinho está em plena forma e apto a se candidatar também para “garoto-propaganda” daquela redentora pílula azul. Além do mais, como bem disse o Chico Alencar, o longevo maranhense acabará virando atração turística.
“Dando uma guinada radical de 360º” – como disse a apresentadora Adriane Galisteu falando sobre a transformação por que passou a sua vida – voltamos a falar sobre a expertise deste atleta sênior em matéria de turismo. Afora a experiência moteleira e a lei que obriga estados e municípios a produzirem material de propaganda turística em portos, aeroportos, rodoviárias etc, o nosso bom velhinho entende tanto de turismo quanto Tiririca do que faz um deputado.