Pag. 29 - Vida longa à perspicácia

Estudo americano com abelhas sugere que ser inteligente aumenta expectativa de vida p essoas inteligentes vivem mais. a relação é tão poderosa quanto a que existe entre o fumo e morte prematura. até então, a razão não era perfeitamente entendida, e cientistas acreditavam que, além de fazer escolhas de modo mais sensato, estas pessoas também poderiam ter a biologia funcionando em seu favor.

Agora, um estudo americano dá nova luz à questão: pesquisas com abelhas fornecem evidências de que a habilidade de aprendizado está, na verdade, vinculada à capacidade de resistir a uma das grandes aflições causadas pelo envelhecimento – o estresse oxidativo.

Para ian deary, psicólogo da universidade de edimburgo, na escócia, existe uma ligação biológica entre a inteligência e uma vida mais longa, o que chamou de “integridade do sistema”. o estudo do escocês levou pesquisadores a testar o sistema em abelhas, a fim de encontrar novas respostas.

Os resultados foram surpreendentes. a cientista gro amdam, da universidade do estado do arizona, estados unidos, testou a habilidade de aprendizado dos insetos ao colocá-los em um tubo, onde aprenderam a associar um cheiro específico à determinada comida. depois de um tempo, a pesquisadora percebeu que algumas das abelhas assimilaram a associação mais rápido do que outras.

Depois, ao fazer um teste para estimular o envelhecimento, a cientista expôs as mesmas abelhas a um ambiente de alta oxigenação. a sobrecarga do oxigênio leva a uma produção de radicais livres que mata as células, o que faz com que o organismo envelheça prematuramente. gro observou, no entanto, que os mesmos insetos que tiveram facilidade de aprendizado resistiram mais ao estresse oxidativo no ambiente.

A suspeita da cientista é que o poder de superação do estresse explica porque pessoas com uma facilidade maior de aprendizado vivem mais.

– penso que superar o estresse oxidativo, mesmo tratando-se de humanos, pode contribuir para níveis de qi mais altos e uma vida mais longa – observa.

– esta é a oportunidade de ajudar todas as pessoas a viverem por mais tempo.

Tradução: maíra mello.