Um Hubble em casa

Serviço desenvolvido pela microsoft permite que o computador pessoal funcione como um telescópio virtual u m exemplo de como a ciência da computação pode fornecer ferramentas para o compartilhamento e visualização de dados científicos é o worldwide telescope (wwt), serviço desenvolvido pela microsoft research (msr) que permite explorar virtualmente o sistema solar na tela do seu computador.

O wwt é uma ferramenta que, uma vez instalada, permite que o computador pessoal funcione como um telescópio virtual, reunindo imagens obtidas por observatórios e telescópios na terra e no espaço. além das imagens, o programa oferece informações e curiosidades sobre o universo.

– a astronomia lida com instrumentos que captam imensas quantidades de dados – da ordem de petabytes (quatrilhões de bytes) – afirmou a gerente senior do programa de pesquisa da msr, yan xu. – quando se obtém dados nessa taxa é preciso pensar em como utilizá-los. trata-se de um problema devido à imensa quantidade de dados de fontes heterogêneas. os observatórios virtuais foram concebidos como uma solução para essa questão.