Crivella anuncia retomada das obras do BRT Transbrasil

Corredor de ônibus articulados, com 39 km, ligará Deodoro à Central do Brasil

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou nesta terça-feira (31) na Avenida Brasil, em Bonsucesso, Zona Norte, a retomada das obras do BRT Transbrasil. Quando concluído, o corredor para ônibus articulados, com 39 km de extensão, deve ligar o bairro de Deodoro, na Zona Oeste, ao Terminal Américo Fontenelle, atrás da Central do Brasil, no Centro. Com 80% do projeto pronto, a obra deve ser concluída em um ano.

O desenho original, licitado em 2014, previa um trajeto um pouco menor, até o Caju. Mas Crivella conseguiu aprovar, junto ao Ministério das Cidades e à Caixa Econômica Federal, a alteração do escopo para estender a via expressa até o Centro, sem impactar no orçamento original, licitado em R$ 1,4 bilhão. 

"Hoje estamos retomando as obras do BRT Transbrasil, e esperamos nos próximos 12 meses concluí-la. É uma obra que vai trazer enormes benefícios à mobilidade na nossa cidade. Fizemos uma série de adaptações, mudamos algumas coisas que achávamos que estavam acima do preço e tivemos que economizar também, porque a crise é grande. E, finalmente, acertamos um acordo com a Caixa e o Ministério das Cidades para que o BRT fosse concluído em todo seu trecho, da Central do Brasil até Deodoro. Mais de dois mil operários voltam ao trabalho, depois de oito meses de intensas negociações, que chegaram a uma conclusão favorável à nossa cidade”, afirmou Crivella.

A expectativa é de que entre dez e quinze dias os operários comecem a trabalhar, prazo estimado para que o consórcio responsável pela obra remonte a estrutura necessária na Avenida Brasil. O primeiro passo nesta retomada dos trabalhos é recontratar pessoal, fazer a manutenção dos equipamentos que estavam parados e reorganizar os canteiros de obras.

Além da conclusão do trajeto Deodoro-Central do Brasil, três terminais rodoviários de ligação serão construídos: o de Deodoro, que se conecta à Transoeste e à Transolímpica; o do Trevo das Margaridas, para absorver quem vem da Baixada Fluminense pela Rodovia Presidente Dutra; e o do Trevo das Missões, que receberá o fluxo da Baixada pela Avenida Washington Luiz. O edital para as obras dos terminais será lançado em setembro pela Prefeitura do Rio. O terminal em Deodoro custará aproximadamente R$ 100 milhões, e os outros dois, R$ 50 milhões cada um. O tempo estimado para a conclusão das três estações é de 18 meses, e os recursos são do BNDES. 

Em paralelo, a Secretaria de Infraestrutura e Habitação já iniciou o estudo do projeto que, posteriormente, ampliará a Transbrasil, com uma via que ligará Deodoro ao bairro de Santa Cruz, também na Zona Oeste.

Sem interdições

Não haverá novas interdições na Avenida Brasil com a retomada das obras. Desde o dia 17 de dezembro de 2017, as quatro faixas da pista central, sentido Centro, estão interditadas entre as passarelas 9 e 19 (entre Cordovil e Ramos). O mesmo trecho no sentido Zona Oeste trabalha em mão dupla, com duas faixas para cada sentido. As pistas laterais continuam liberadas.

O motorista tem como principais rotas alternativas no sentido Centro: Linha Vermelha e as avenidas Pastor Martin Luther King e Leopoldo Bulhões. Já quem segue no fluxo em direção à Zona Oeste tem como opções: Linha Vermelha; a circulação interna pelos bairros de Bonsucesso, Ramos, Olaria, Penha, Manguinhos e Higienópolis, na Zona Norte, principalmente, pelas avenidas Democráticos, Uranos, Lobo Júnior, Leopoldo Bulhões, Manguinhos e Teixeira de Castro.